Mobilidade

Secretário minimiza impacto ambiental do VLT na Fernandes Lima

Impacto será mínimo, segundo o Secretário de Transportes

acessibilidade:

O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), cujas obras poderão se iniciar ainda este ano, não prejudicará os canteiros centrais da Avenida Fernandes Lima, segundo garantiu em palestra o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano do governo de Alagoas, Mosart Amaral.

"O projeto do VLT prioriza, sem dúvidas, o meio-ambiente", disse o secretário. "A interferência no canteiro será feita apenas nos locais das estações, de forma mínima. O VLT é movido a energia elétrica, um tipo de energia limpa, que não causa nenhum tipo de poluição atmosférica ou sonora."

Mosart Amaral destacou ainda que o VLT é um meio um transporte de massa e, por isso, vai diminuir consideravelmente o volume de carros que trafegam pela avenida Fernandes Lima, reduzindo, consequentemente, a emissão de gases poluentes", declarou. 

Ele explicou que os ôninus que trafegam atualmente na Fernandes Lima servirão apenas de "alimentadores" de passageiros para o VLT:

– Teremos um sistema tronco-integrado, onde os ônibus trafegarão apenas pelas ruas internas, vindos dos bairros, alimentando as estações e terminais. A ideia é dar condição para que as pessoas possam deixar seus carros em casa ou até na própria estação e façam uso do VLT". 

O secretário frisou, da mesma forma, que durante o processo de instauração do VLT a Avenida Fernandes Lima sofrerá mudanças, com a renovação de passeios e calçadas, implantação de um novo sistema de iluminação pública, manutenção do canteiro central, ciclovias, integração modal, sinalização horizontal, vertical e semafórica, visando garantir a segurança e a integridade da população que transita no local. 

Reportar Erro