Vacina está chegando

Secretário do Ministério da Saúde admite vacinação já em meados de janeiro

Presidente do Butantan, Dimas Covas promete entre 9 milhões de doses no início do ano

acessibilidade:
Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde - Foto: reprodução do canal no Youtube da Rádio Bansdeirantes.

A vacinação com a CoronaVac pelo plano nacional pode começar por volta em meados de janeiro, por volta do dia 15. A projeção é do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros durante entrevista na Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente.

Ele disse que a data depende da aprovação na Anvisa e da entrega de 9 milhões de doses pelo Instituto Butantan.

Segundo ele, vencidas essas duas etapas, já existem as condições logísticas para que a vacinação seja iniciada cinco dias depois.

O governo de São Paulo anunciou que começaria a vacinação em 25 de janeiro, dia do aniversário da capital, mas o presidente do Instituto Butantan, também em entrevista ao mesmo programa da Rádio Bandeirantes, afirmou que o calendário paulista “vai se adaptar” ao programa nacional de vacinação.

Ainda de acordo com Dimas Covas, foram oferecidas, ao todo, 45 milhões doses ao Ministério da Saúde.

O Butantan vai divulgar até terça-feira (22) o resultado da fase 3 de testes, que vai demonstrar o grau de eficácia da vacina.

Assim que a documentação estiver completa, será pedida a liberação na Anvisa e no órgão regulador da China, afirma Dimas Covas.

Com o registro em mãos, o governo federal pretende iniciar uma campanha de orientação.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde diz que a população será informada a respeito de qual vacina vai tomar.

Já é certo é que a primeira e a segunda doses terão que ser necessariamente do mesmo fabricante.

Arnaldo Medeiros explica que as pessoas poderão ter acesso a esse controle por um aplicativo criado pelo Ministério da Saúde,

O aplicativo Conecte SUS, mencionado pelo secretário Arnaldo Medeiros, já está disponível para ser baixado.

Reportar Erro