Saúde

Secretário confirma primeira morte por H1N1 em Goiás

O caso aconteceu em Rio Verde, no sudoeste do estado

acessibilidade:

O secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilala, confirmou em coletiva de imprensa a primeira morte no estado causada pelo vírus H1N1. A paciente tinha 17 anos e morreu em Rio Verde, no sudoeste goiano.

Segundo o secretário, existe um surto de casos em Rio Verde. No total, já foram 12 casos investigados de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG), sendo 4 confirmados e uma morte. “O número de casos no município fez a gente ligar o sinal de alerta”, afirmou Vilela. 

Em 2015, Goiás notificou 328 casos de SRAG, sendo 64 mortes. Dos 37 casos de SRAG por influenza A/H1N1, 12 foram encerrados como influenza B, com 3 mortes; 23 casos como influenza A/H3N2, com 7 mortes; um como Influenza A não subtipado, com uma morte; e um de H1N1, com uma morte.

Providências

A Secretaria de Saúde de Goiás informou que está adotando as providências necessárias para a prevenção e tratamento das pessoas que desenvolveram Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui, entre várias doenças, a influenza A (H1N1). Uma das medidas adotada pela SES-GO, conforme anunciou o secretário Leonardo Vilela, é a vacinação de profissionais da saúde e de grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais), residentes em Rio Verde. As pessoas do grupo prioritário que tomarem a vacina agora como medida preventiva, deverão tomar a outra dose normalmente durante a Campanha 2016, obedecendo um intervalo mínimo de 30 dias.

 

 

 

Reportar Erro