"Não é um problema do DF"

Secretário confirma casos infecções por KPC e diz que isso é 'comum'

Segundo Batista, surto de superbactéria do DF é uma “farsa”

acessibilidade:

Em um áudio divulgado ontem (14), o secretário de Saúde, João Batista de Souza, confirma que oito hospitais, entre públicos e particulares, estão infectados pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). Segundo ele esta é uma situação comum em todo o mundo. “Não é um problema do DF. Aqui não está diferente do mundo”, disse. A conversa teria acontecido na segunda-feira (13), durante reunião na Secretaria de Saúde.

Entre os hospitais infectados, segundo o secretário, estão o Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Santa Helena, Santa Lúcia e Sara Kubitschek. João Batista afirma que o maior surto no DF aconteceu dentro do Hospital de Base e que há casos antigos dentro dos hospitais. “Em Ceilândia tem paciente com KPC desde setembro do ano passado, na ortopedia. No HUB, só no mês de outubro, foram oito casos. Esse problema não se evita, mas pode minimizar”, afirmou.

Segundo o secretário, a situação de surto de superbactéria do DF é uma “farsa”. Não existe crise de KPC aqui. Desde que existe hospital, tem infecção. Em hospital entra gente doente”, completou.

Confira o áudio:

 

Reportar Erro