Guerra ao mosquito

Secretaria de saúde confirma morte de homem com suspeita de febre amarela

A febre amarela é transmitida pelo mosquitos Aedes Aegypti

acessibilidade:

Na tarde desta segunda-feira (27) a secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou a morte cerebral de um paciente que estava internado em estado gravíssimo, a suspeita é que o  homem de 43 anos tenha  contraído febre amarela.  O protocolo da morte encefálica foi decretado às 11h24. O paciente morava no Sudoeste, mas nos últimos dias esteve em condomínios e na zona rural do Jardim Botânico.

A suspeita de febre amarela continua sendo investigada, a pasta informou que os  exames clínicos e laboratoriais ainda não foram conclusivos para a doença.

Entretanto, mesmo sem a confirmação da febre amarela, a secretaria informou que  já toma as medidas necessárias, como a vacinação das pessoas que moram nas áreas em que o paciente esteve e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, conforme recomenda o Ministério da Saúde.

Também estão sendo monitorados as epizootias, doenças que ocorrem em animais, e não existe nenhuma confirmação sobre a fedre amarela. A pasta solicita que a população do Distrito Federal fique atenta, caso veja macacos mortos ou aparentemente doentes.

A secretaria de Saúde lembra que é recomendada a vacinação contra a febre amarela no Distrito Federal. Por isso, aconselha que as pessoas que ainda não se vacinaram  procurem uma unidade básica de saúde para se vacinar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma dose da vacina é recomendada para a vida toda. Não existe a possíbilidade da transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa, a febre amarela só é transmitida através da picada de um mosquito infectado.

Febre Amarela

Os sintomas da doença são: febre alta, calafrios, dor de cabeça, cansaço, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Já nas formas mais graves, podem ocorrer: cansaço intenso, icterícia, insuficiências hepática e renal e até manifestações hemorrágicas.

Reportar Erro