Rapa

Secretaria de Ordem Pública apreende 7,3 mil CDs e DVDs piratas

acessibilidade:

Uma operação antipirataria da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), realizada nesta quarta-feira (20), resultou na apreensão de 7,3 mil mídias falsificadas. Entre as regiões administrativas fiscalizadas estão Guará, Estrutural, Brasília e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A ação ocorreu entre 10h e 14h.

Apesar do grande volume de material ilegal recolhido, ninguém foi preso porque os vendedores fugiram quando perceberam a chegada da fiscalização. Para quem vende, fabrica ou distribui mídias piratas é imputado o crime de violação do direito autoral. Em caso de condenação, cada um pode ficar até quatro anos preso, além de ter que pagar multa.

?Este ano, mais de 200 pessoas já foram detidas por estarem nesse tipo de situação. Infelizmente, ainda há quem compre produtos piratas e isso acaba por alimentar esse mercado clandestino?, explica o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.

A ação começou pela Feira do Guará, onde 400 mídias foram recolhidas. Na QE 7, da mesma cidade, mais 1,2 mil unidades do produto acabaram apreendidas. Os agentes da Secretaria passaram ainda pela Estrutural, onde retiraram das ruas 1,5 mil CDs e DVDs que eram vendidos em uma feira na entrada da cidade.

Na parte externa da Feira dos Importados do SIA foram mais 3 mil. E na Galeria dos Estados, próximo ao Setor Comercial Sul, em Brasília, 1,2 mil mídias foram encontradas. O material será levado ao depósito, onde permanece até a autorização para destruição.

Entre janeiro e setembro deste ano foram contabilizadas mais de um milhão de apreensões de mercadorias piratas e 209 prisões. De janeiro a dezembro de 2012, 183 pessoas acabaram detidas por pirataria e 1,2 mercadorias foram apreendidas.

A meta da Secretaria e dos órgãos que compõem o Comitê de Combate à Pirataria é diminuir a oferta de produtos piratas nas ruas e feiras do DF e a aceitação por parte da sociedade da venda de mercadorias falsificadas.

O colegiado completou dois anos de implantação em junho deste ano e contabilizou mais de três milhões de apreensões, além de aproximadamente 500 prisões por pirataria.

Reportar Erro