Câncer de mama

Secretaria da Mulher lança agenda do Outubro Rosa com diversas ações no DF

Objetivo da campanha é facilitar o acesso de pacientes a exames sobre o câncer de mama

acessibilidade:
Objetivo é estimular e orientar as mulheres sobre a importância do autoexame Foto: Joel Rodrigues

O Salão Branco do Palácio do Buriti foi colorido, temporariamente, de rosa. Vestidas da cor que simboliza o mês de luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, pacientes, ou não, prestigiaram o lançamento oficial da agenda do Outubro Rosa, que reúne uma série de ações elaboradas pela Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com outras secretarias do GDF e entidades não governamentais, especialmente pensadas para o combate à doença.

A pasta, que tem a missão de articular ações voltadas à promoção da saúde da mulher, organizou uma série de atividades para estimular o autoexame, antecipando a descoberta do câncer, e serviços para facilitar o acesso da paciente a exames e ao tratamento. “O mais bonito da construção dessa programação é que se trata de uma agenda integrada entre as secretarias, os órgãos governamentais e a sociedade civil. Toda ação ganha muito mais força quando, na ponta, nós encontramos mulheres que abraçam a causa e que se tornam porta-vozes para toda a comunidade” destacou a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

Exames de mamografia, atendimento itinerante na Unidade Móvel e palestras de conscientização estão entre as atividades previstas. Entre os serviços serão oferecidos durante o mês de outubro, serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 100 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade acima de 50 anos, e 130 vagas para exames citopatológicos.

A unidade móvel da Secretaria da Mulher também fará parte da programação. O “Ônibus da Mulher” visitará diversos pontos do DF, e a equipe da SMDF, em parceria com a Secretaria de Saúde, irá oferecer às mulheres orientações sobre o autoexame das mamas, rodas de conversa e palestras sobre a promoção da saúde feminina, além de agendamento de exames preventivos, como mamografia pela Rede Ses.

Reportar Erro