114 mm em 24 horas

Volume de chuva em São Paulo é o segundo maior para mês de fevereiro

Considerando todos os meses do ano, o volume foi o oitavo maior acumulado da história

acessibilidade:
Chuva em SP interdita marginais, trava linhas de trem e afeta circulação de ônibus. Foto: ABr

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, entre 9h de domingo e as 9h desta segunda, 114 milímetros de precipitação na capital paulista, o segundo maior volume de chuva em 24 horas no mês de fevereiro em 77 anos. Diante dos transtornos causados pela forte chuva, a Defesa Civil recomendou que os paulistanos fiquem em casa.

Considerando todos os meses do ano, este foi o oitavo maior acumulado em 24 horas de toda a história de medições do Inmet.

Na grande São Paulo, foi registrado volume de chuva de 145,8 milímetros em Barueri, grande São Paulo, maior volume de chuva desde 2013. (ABr)

Ainda segundo o Inmet, o volume de chuvas dos dez primeiros dias de fevereiro somam 299,6 mm, superando a medição comum para esta época do ano, de 249,7 mm.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, entre a meia-noite e 11h30 a corporação foi acionada para atender 546 ocorrências de enchentes, 88 desabamentos e 97 quedas de árvores.

Segundo a Defesa Civil, não há registro de ocorrências graves ou com vítimas por causa da chuva que começou no domingo.

Ao meio-dia, a cidade tinha 85 pontos de alagamento, 66 deles intransitáveis. Trechos de vias importantes como as marginais Pinheiros e Tietê e a avenida Roberto Marinho ficaram alagados e foram interditados.

A marginal Tietê foi interditada devido a alagamento na altura da ponte da Casa Verde, no sentido Cebolão, por volta das 5h30.

Na marginal Pinheiros também houve interdições, com trechos totalmente alagados e veículos parcialmente cobertos pela água. Na região da Barra Funda, prédios residenciais ficaram ilhados.

No início da manhã, a Prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio de veículos está suspenso nesta segunda-feira.

Ao menos cinco colégios cancelaram as aulas. Na rede estadual, as aulas foram suspensas em 37 das 5,1 mil unidades.

A previsão para esta segunda-feira é de mais chuva forte na capital e outras regiões do estado.

Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos operam normalmente.

Reportar Erro