Pandemia Covid-19

Veículos eletrificados estão liberados do rodízio em São Paulo, saiba quais são

Mesmo com o revezamento mais apertado, elétricos e híbridos estão liberados para rodar

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Rodízio de veículos é o mais severo da história de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/ABr

Com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, diversos governos, a nível estadual e municipal, estão em busca de medidas que diminua o avanço da doença. Nem todas as ações estão sendo efetivas e algumas são contraditórias. Na cidade de São Paulo, o governo local já liberou o rodízio e agora fez foi apertar tudo de vez. 

Desde esta segunda-feira (11/05), a cidade conta com o mais rigoroso rodízio de sua história. Até então, veículos com final de placa determinado eram proibidos de circular por regiões da cidade durante um dia. Com a nova medida, só poderão rodar carros de final par em dias pares e final ímpar em dias ímpares. 

No entanto, modelos eletrificados (híbridos e 100% elétricos), permanecem desobrigados a cumprir o revezamento, podendo rodar em qualquer dia ou horário. Os veículos, ainda de alto poder aquisitivo, contam com poucos representantes, mesmo que a quantidade tem aumentado nos últimos anos. 

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 40 veículos eletrificados disponíveis para compra como 0km, sem contar os que já foram descontinuados. A maioria ainda são híbridos, que contam com três tipos de propulsão elétrica: leve, plena e plug-in. Do total, 11 são puramente elétricos. Confira quais são os modelos que não precisam cumprir o rodízio em São Paulo. 

Separamos das marcas com mais representantes, para as com menos. 

Lexus

LS 500h → R$ 939.990
10º → Lexus ES 300h → R$ 275.990
3º → Lexus CT 200h → R$ 165.990
8º → Lexus NX 300h → R$ 238.990
RX 450h → R$ 445.990
UX 250h → R$ 233.990

A japonesa surpreendeu todo mundo durante o Salão do Automóvel de 2018 (SDA). Há época, a montadora informou que todos os veículos da marca seriam híbridos. Com isso, atualmente ela conta com nada menos que seis representantes nessa lista. Entre hatch, sedãs e SUVs. 

Volvo 

S60 → R$ 334.950
S90 → R$ 384.950
9º → Volvo XC40 R-Design → R$ 245.950
XC60 → R$ 354.950
S90 → R$ 384.950

Não é de hoje que a sueca foca em modelos eletrificados. Boa parte da gama conta, no mínimo, com um representante. A tendência é que a marca não conte mais com modelos puramente a combustão nos próximos anos. Hoje, no Brasil, são cinco modelos, três SUVs e dois sedãs, todos plug-in.

JAC

JAC iEV330P.
JAC iEV60.
JAC iEV40.
JAC iEV20.

Sim, temos uma chinesa “bem colocada”. Isso porque a divisão brasileira da JAC, mantida pelo grupo SHC, resolveu apostar em veículos elétricos. Todos os quatro representantes da marca não utilizam combustível para rodar. E isso porque não consideramos o caminhão, apenas modelos de passeio. 

Audi

Audi A7 Sportback.
Audi Q8.
Audi A6.
Audi e-tron. Fotos: Audi.

A alemã foi uma das últimas a apresentar um modelo da categoria, o e-tron. O SUV puramente elétrico se junta aos sedãs A6 e A7 e o utilitário Q8 como modelos eletrificados da marca. Os três utilizam um sistema leve, que auxilia o motor a combustão e que, por um bom tempo, nem eram considerados híbridos pelas próprias montadoras. 

BMW

BMW i3.
745 Le → R$ 613.950
530e → R$ 397.950

Com três modelos, a BMW é outra que conta com híbridos e elétricos. Em breve, a alemã terá mais um representante, quando o 330e for comercializado oficialmente por aqui. Por enquanto, a marca conta com um hatch, puramente elétrico, e dois sedãs, ambos híbridos plug-in. 

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz EQC.
Mercedes-Benz CLS 53 AMG 4Matic.
6º → Mercedes-Benz C 200 EQ Boost → R$ 221.900

Se não fosse o “preconceito” de não chamar o propulsor leve de híbrido, a alemã teria sido a primeira marca a comercializar oficialmente um modelo eletrificado no Brasil. O sistema, inclusive é muito parecido com o do C 200 EQ Boost, um dos representantes da MB. Ela ainda conta com um SUV 100% elétrico e um sedã coupé com sistema leve. 

Toyota 

Prius → R$ 184.990
15º → Toyota Corolla → 16.975 unidades
RAV4 → R$ 241.990

Durante muito tempo, a japonesa contava com apenas um representante. Atualmente, com um foco maior na eletrificação, já são três híbridos. Com direito ao primeiro modelo a utilizar um propulsor elétrico e outro a combustão flex do mundo, com o Corolla. Fecha a lista o SUV médio da marca no país. 

Porsche

Panamera 4 E-Hybrid → R$ 538.221
Cayenne E-Hybrid → R$ 549.000

Se no Salão do Automóvel de 2018, muitas montadoras mostraram que adotariam de vez os veículos eletrificados, a alemã foi um pouco mais rápida. Já na edição de 2016 a marca apresentou o Cayenne Hybrid, com suas pinças de freio verdes limão. Logo após veio o segundo representante, com o a nova geração do super Grand Turismo da marca. 

Land Rover

Land Rover Ranger Rover Sport PHEV.
Range Rover Vogue SE → R$ 751.950

A marca dos SUVs escolheu o modelo mais icônico de sua linha para inaugurar a propulsão eletrificada no Brasil, o Range Rover. O modelo, que conta com diversas opções, tem uma configuração híbrida plug-in, assim como a versão menor, a Sport. 

Renault

Renault Zoe.

A francesa foi uma das marcas que confirmaram a chegada de um veículo 100% elétrico durante o Salão de 2018. O modelo escolhido foi o Zoe, um pequeno hatch urbano e o modelo puramente elétrico mais barato a venda no Brasil.

Chevrolet

Chevrolet Bolt.

Ensaiando durante muito tempo a importação de um veículo elétrico para o Brasil, a americana foi outra que confirmou a história durante o Salão do Automóvel de 2018. O Bolt, um hatch médio, chegou apenas no início deste ano ao nosso mercado.

Nissan

Nissan Leaf.

Demorou mas ele veio, o elétrico mais vendido do mundo também foi outro que deu as caras no SDA 2018. O hatch médio puramente elétrico foi confirmado na mostra paulista e chegou oficialmente no fim do ano passado.

Caoa Chery 

Caoa Chery Arrizo 5e.

A sino brasileira já afirmou que deve apostar forte em modelos eletrificados. O primeiro da lista é um sedã puramente elétrico que também conta com uma versão a combustão. 

Jaguar 

Jaguar I-Pace.

Enquanto algumas marcas de luxo ainda ensaiavam trazer modelos 100% elétricos, a inglesa foi mais rápida e desde o início do ano passado conta com um modelo da categoria. O SUV foi o primeiro utilitário sem utilizar combustível a ser vendido no país. 

Volkswagen

Volkswagen Golf GTE.

Outro que deu as caras no SDA 2018. O hatch médio — que deu adeus por aqui nas outras configurações — mesmo híbrido, chegou com preço de elétrico e é vendido apenas em três praças: São Paulo, Brasília e Curitiba. 

MINI

Mini Cooper Countryman S E ALL4.

A inglesa de carros pequenos tem no seu maior modelo, o Cooper Countryman, o representante entre os eletrificados. O modelo, que seria o utilitário da montadora, é um híbrido plug-in.

Aposentados

Mercedes-Benz S500 Plug-In Hybrid.
Mitsubishi Outlander PHEV.
BMW i8.
Ford Fusion.

Alguns modelos híbridos não podem ser mais adquiridos como 0km, pois foram descontinuados por suas montadoras. O último deles foi o Ford Fusion, que deixou às lojas recentemente. Ainda aparecem na lista o esportivo i8 da BMW, o sedã grande S500 Plug-In Hybrid da Mercedes-Benz e o SUV Outlander PHEV da Mitsubishi.

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