Veículos eletrificados estão liberados do rodízio em São Paulo, saiba quais são
Mesmo com o revezamento mais apertado, elétricos e híbridos estão liberados para rodar
Com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, diversos governos, a nível estadual e municipal, estão em busca de medidas que diminua o avanço da doença. Nem todas as ações estão sendo efetivas e algumas são contraditórias. Na cidade de São Paulo, o governo local já liberou o rodízio e agora fez foi apertar tudo de vez.
Desde esta segunda-feira (11/05), a cidade conta com o mais rigoroso rodízio de sua história. Até então, veículos com final de placa determinado eram proibidos de circular por regiões da cidade durante um dia. Com a nova medida, só poderão rodar carros de final par em dias pares e final ímpar em dias ímpares.
No entanto, modelos eletrificados (híbridos e 100% elétricos), permanecem desobrigados a cumprir o revezamento, podendo rodar em qualquer dia ou horário. Os veículos, ainda de alto poder aquisitivo, contam com poucos representantes, mesmo que a quantidade tem aumentado nos últimos anos.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 40 veículos eletrificados disponíveis para compra como 0km, sem contar os que já foram descontinuados. A maioria ainda são híbridos, que contam com três tipos de propulsão elétrica: leve, plena e plug-in. Do total, 11 são puramente elétricos. Confira quais são os modelos que não precisam cumprir o rodízio em São Paulo.
Separamos das marcas com mais representantes, para as com menos.
Lexus
A japonesa surpreendeu todo mundo durante o Salão do Automóvel de 2018 (SDA). Há época, a montadora informou que todos os veículos da marca seriam híbridos. Com isso, atualmente ela conta com nada menos que seis representantes nessa lista. Entre hatch, sedãs e SUVs.
Volvo
Não é de hoje que a sueca foca em modelos eletrificados. Boa parte da gama conta, no mínimo, com um representante. A tendência é que a marca não conte mais com modelos puramente a combustão nos próximos anos. Hoje, no Brasil, são cinco modelos, três SUVs e dois sedãs, todos plug-in.
JAC
Sim, temos uma chinesa “bem colocada”. Isso porque a divisão brasileira da JAC, mantida pelo grupo SHC, resolveu apostar em veículos elétricos. Todos os quatro representantes da marca não utilizam combustível para rodar. E isso porque não consideramos o caminhão, apenas modelos de passeio.
Audi
A alemã foi uma das últimas a apresentar um modelo da categoria, o e-tron. O SUV puramente elétrico se junta aos sedãs A6 e A7 e o utilitário Q8 como modelos eletrificados da marca. Os três utilizam um sistema leve, que auxilia o motor a combustão e que, por um bom tempo, nem eram considerados híbridos pelas próprias montadoras.
BMW
Com três modelos, a BMW é outra que conta com híbridos e elétricos. Em breve, a alemã terá mais um representante, quando o 330e for comercializado oficialmente por aqui. Por enquanto, a marca conta com um hatch, puramente elétrico, e dois sedãs, ambos híbridos plug-in.
Mercedes-Benz
Se não fosse o “preconceito” de não chamar o propulsor leve de híbrido, a alemã teria sido a primeira marca a comercializar oficialmente um modelo eletrificado no Brasil. O sistema, inclusive é muito parecido com o do C 200 EQ Boost, um dos representantes da MB. Ela ainda conta com um SUV 100% elétrico e um sedã coupé com sistema leve.
Toyota
Durante muito tempo, a japonesa contava com apenas um representante. Atualmente, com um foco maior na eletrificação, já são três híbridos. Com direito ao primeiro modelo a utilizar um propulsor elétrico e outro a combustão flex do mundo, com o Corolla. Fecha a lista o SUV médio da marca no país.
Porsche
Se no Salão do Automóvel de 2018, muitas montadoras mostraram que adotariam de vez os veículos eletrificados, a alemã foi um pouco mais rápida. Já na edição de 2016 a marca apresentou o Cayenne Hybrid, com suas pinças de freio verdes limão. Logo após veio o segundo representante, com o a nova geração do super Grand Turismo da marca.
Land Rover
A marca dos SUVs escolheu o modelo mais icônico de sua linha para inaugurar a propulsão eletrificada no Brasil, o Range Rover. O modelo, que conta com diversas opções, tem uma configuração híbrida plug-in, assim como a versão menor, a Sport.
Renault
A francesa foi uma das marcas que confirmaram a chegada de um veículo 100% elétrico durante o Salão de 2018. O modelo escolhido foi o Zoe, um pequeno hatch urbano e o modelo puramente elétrico mais barato a venda no Brasil.
Chevrolet
Ensaiando durante muito tempo a importação de um veículo elétrico para o Brasil, a americana foi outra que confirmou a história durante o Salão do Automóvel de 2018. O Bolt, um hatch médio, chegou apenas no início deste ano ao nosso mercado.
Nissan
Demorou mas ele veio, o elétrico mais vendido do mundo também foi outro que deu as caras no SDA 2018. O hatch médio puramente elétrico foi confirmado na mostra paulista e chegou oficialmente no fim do ano passado.
Caoa Chery
A sino brasileira já afirmou que deve apostar forte em modelos eletrificados. O primeiro da lista é um sedã puramente elétrico que também conta com uma versão a combustão.
Jaguar
Enquanto algumas marcas de luxo ainda ensaiavam trazer modelos 100% elétricos, a inglesa foi mais rápida e desde o início do ano passado conta com um modelo da categoria. O SUV foi o primeiro utilitário sem utilizar combustível a ser vendido no país.
Volkswagen
Outro que deu as caras no SDA 2018. O hatch médio — que deu adeus por aqui nas outras configurações — mesmo híbrido, chegou com preço de elétrico e é vendido apenas em três praças: São Paulo, Brasília e Curitiba.
MINI
A inglesa de carros pequenos tem no seu maior modelo, o Cooper Countryman, o representante entre os eletrificados. O modelo, que seria o utilitário da montadora, é um híbrido plug-in.
Aposentados
Alguns modelos híbridos não podem ser mais adquiridos como 0km, pois foram descontinuados por suas montadoras. O último deles foi o Ford Fusion, que deixou às lojas recentemente. Ainda aparecem na lista o esportivo i8 da BMW, o sedã grande S500 Plug-In Hybrid da Mercedes-Benz e o SUV Outlander PHEV da Mitsubishi.