Pesquisa Datafolha

SP: Russomano continua na liderança com 27%; Covas tem 21%

Guilherme Boulos (Psol) tem 12% e Márcio França (PSB), 8%

acessibilidade:
Com rejeição inferior à de Bruno Covas (PSDB), pesquisas mostram que, em um segundo turno, 46% admitem votar em Russomanno contra o atual prefeito

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 8, mostra que o candidato Celso Russomanno (Republicanos) mantém a liderança sobre Bruno Covas (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O apresentador tem 27% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB), aparece com 21%.

Russomanno viu oscilar negativamente, dentro da margem de erro, a vantagem registrada na rodada anterior, em 21 e 22 de setembro. Ele foi de 29% para 27%, enquanto o prefeito tucano da capital foi de 20% para 21%.

Com isso, num cenário improvável neste momento, eles podem estar empatados tecnicamente no limite da margem de erro.

Guilherme Boulos (Psol) foi de 9% para 12% e Márcio França (PSB) se manteve com 8%.

O Datafolha também perguntou em quais candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. O índice daqueles que não votam de jeito nenhum em Russomanno subiu de 21% para 29%. Covas permaneceu estável, com 31%. Guilherme Boulos tem 23% de rejeição, enquanto Márcio França tem 15%.

Segmento

De acordo com o Datafolha, Russomanno tem vantagem maior entre os jovens de 16 a 24 anos, segmento no qual alcança 35% das intenções de voto, seguido por Boulos (17%), Bruno Covas (14%) e Arthur do Val (10%). Na faixa seguinte, de 25 a 34 anos, o deputado do Republicanos é escolhido por 26%, com Boulos (19%) e Covas (16%) na sequência. Na faixa de 45 a 59 anos, Russomanno e o atual prefeito empatam (25% e 22%, respectivamente).

Entre os homens, Russomanno tem 12 pontos de vantagem sobre Covas (29% contra 17%), e na parcela de mulheres há empate (26% e 25%, respectivamente). Boulos tem 12% em ambos os segmentos.

O candidato do Republicanos aparece na frente entre os eleitores que estudaram até o ensino fundamental (36%, contra 23% de Covas, 8% de França e 3% de Boulos), e sua vantagem diminui conforme avança a escolaridade dos eleitores. No segmento que estudou até o ensino superior, Boulos (26%) e Covas (22%) são os mais bem colocados, e na sequência aparecem Russomanno (16) e França (8%).

Russomanno também tem preferência acima da média entre os mais pobres, com renda familiar de até 2 salários mínimos, na qual tem 34% das intenções de voto, ante 18% de Covas, 8% de França e 5% de Boulos. No segmento dos mais ricos, com renda familiar acima de 10 salários, Covas (25%) e o representante do PSOL (25%) lideram, e Russomanno (14%) e França (13%) aparecem na sequência.

Os evangélicos dão vantagem a Russomanno, com 39% dos eleitores do segmento declarando voto no deputado, ante 23% que votariam em Covas – os demais ficam abaixo de 10%. Entre os católicos, Russomanno e Covas são os mais bem colocados (27% e 24%, respectivamente), e na sequência aparecem França (10%) e Boulos (8%).

Simulações de segundo turno

O Datafolha também questionou se o segundo turno da eleição para prefeito fosse hoje e a disputa ficasse apenas entre Bruno Covas e Celso Russomanno em quem os eleitores votariam:

Celso Russomanno 46% x 40% Bruno Covas (branco/nulo: 13%; não sabe: 2%)

A pesquisa Datafilha foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo” e foi realizada nos dias 5 e 6 de outubro. Foram ouvidos 1.092 eleitores na cidade de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

O número de identificação da pesquisa na Justiça Eleitoral é: SP-08428/2020.

Reportar Erro