Covid-19

SP mantém ‘platô’ com média diária acima de 250 óbitos há 24 dias consecutivos

Nas últimas 24 horas, o estado contabilizou 13.298 novos casos e 287 novos óbitos provocados pelo novo coronavírus

acessibilidade:
Testes para detecção do Covid-19. Foto: Roque Sá/Agência Senado

Nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo contabilizou 13.298 novos casos e 287 novos óbitos provocados pelo novo coronavírus. Com isso, o estado chegou hoje (31) à soma de 542.304 casos confirmados e 22.997 mortes pelo vírus desde o início da pandemia.

Há 5.509 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) de todo o estado em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, além de 7.765 em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado está em 64%, enquanto na Grande São Paulo ela é de 62,1%.

Para especialistas, a estabilidade em um patamar alto de mortes diárias – o chamado platô – é “um estado tênue e instável de crise”. Membro do comitê de saúde do governo estadual, Dimas Covas já criticou o que chama de “explosão de um Boeing 747 por dia” e alertou que o platô pode se estender até o ano que vem, caso não haja aumento no isolamento social.

Nesta sexta, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, reconheceu que o estado está em um platô e disse que, para sair dele, é necessário aumentar a testagem e verificar onde estão os casos confirmados.

“Nós estamos no platô e a única forma de sair dele é saber onde as pessoas que estão com coronavírus estão, onde as pessoas que estão contaminadas estão, para que a gente possa ter essa redução de internações e essa redução de óbitos e para salvarmos mais vidas”, disse Patrícia Ellen em coletiva de imprensa.

Reportar Erro