Covid-19

São Paulo libera xepa da vacina para maiores de 18 anos sem comorbidades

Para se inscrever, é necessário ir ao posto de saúde mais próximo com um documento de identidade e um comprovante de residência

acessibilidade:
Foto: Márcio Lino/Prefeitura Guarulhos

A cidade de São Paulo abriu nesta sexta-feira, 18, a inscrição de pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades na xepa da vacina contra a Covid-19. Os inscritos serão chamados pelos postos de saúde onde as doses estão sendo aplicadas caso as unidades tenham doses remanescentes de vacinas ao fim do dia.

A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação.

Para se cadastrar na capital, é preciso ir até um posto de saúde mais próximo da sua casa com um documento de identidade com foto, como RG e CNH, e com um comprovante de residência.

Segundo determinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tais unidades deverão ser destinadas a “acadêmicos em Saúde em estágio”, “estudantes de área técnica em saúde em estágio” e pessoas maiores de idade.

A Prefeitura orienta que a aplicação das doses deva ser feita próximo ao fim do expediente da unidade de saúde e reforça que a prioridade é evitar o desperdício de qualquer dose.

“Em caso de dificuldade para destinação dessas doses remanescentes, entrar em contato imediato com a Supervisão Técnica de Saúde. Importante: Nenhuma unidade de saúde tem autorização para desprezar doses remanescentes, se houver indicio estará sujeito às medidas administrativas cabíveis. NÃO DESPREZAR NENHUMA DOSE VIÁVEL DE VACINA”, escreve o comunicado.

Estão sendo aplicadas as vacinas da Astrazeneca/Oxford, da Pfizer e a CoronaVac.

Locais de vacinação:

UBS: De segunda a sexta, das 7h às 19h
AMA/UBS Integrada: De segunda à sábado e feriados das 7h às 19h
Mega Drive e Farmácia: Das 8h às 17h (conforme necessidade da campanha)
Mega Posto: De segunda a sexta, das 8h às 17h
SAE – Serviço de Atenção Especializada: De segunda a sexta, das 8h às 17h

Reportar Erro