Pizza servida

Relator propõe só suspensão por 6 meses de deputado que assediou colega

Fernando Cury é acusado de importunação sexual contra a deputada Isa Penna

acessibilidade:

O relator do caso de assédio sexual contra o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) no Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Emídio de Souza (PT), recomendou que o mandato de Cury seja suspenso por até 6 meses. O texto propõe também que todos os integrantes do gabinete do parlamentar também devem ser suspensos pelo mesmo período.

O assédio ocorreu no dia 16 de dezembro e foi transmitido pelo canal da TV Alesp. Nas imagens, a deputada Isa Penna (PSOL) é vista conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora, se posiciona atrás da deputada e coloca a mão na lateral de seus seios.

O relatório ainda precisa ser votado pelo conselho. Para ser aprovado, são necessários ao menos 6 votos entre os 10 integrantes do colegiado.

“Como já dito anteriormente, o fato em análise causou imensos danos à imagem a vida e a dignidade da representante, deputada Isa Penna, razão pela qual proponho a esse egrégio Conselho que seja aplicada ao representado, deputado Fernando Cury, a pena de suspensão de seu mandato parlamentar pelo prazo de seis meses na forma do inciso III do artigo 7º do Conselho de Ética”, diz o documento.

“Proponho ainda que nesse período seja suspensa a percepção de qualquer subsídio pelo parlamentar e vantagens dele decorrentes. Indico ainda que a Mesa Diretora da Assembleia e seu colégio de líderes coloquem em votação as proposições parlamentares que visem ampliar a proteção as mulheres contra todo tipo de violência”, acrescenta.

Reportar Erro