Covid-19

Prefeitura de SP vai exigir comprovante de residência para evitar “turismo de vacina”

Medida, que começa a valer nesta sexta-feira, 28, quer inibir ida à capital paulista pessoas de outras cidades com falta de imunizantes contra covid-19

acessibilidade:
Vacinação contra covid-19 na UBS Santo Amaro (SP). Foto: Rovena Rosa/ABr

A partir desta sexta-feira, 28, será obrigatório apresentar comprovante de residência para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde da capital de São Paulo. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a ação tem como objetivo vacinar os novos grupos prioritários, cada vez mais numerosos, além de se tentar evitar o “turismo de vacina”, com pessoas vindo de outras cidades onde doses de imunizantes podem estar em falta.

“A partir de amanhã, a prefeitura passa a exigir o comprovante de residência na vacinação. Até então não havia essa exigência”, informou o prefeito. “Todas as nossas 461 UBS, todos os nossos drive-thrus e os dez mega postos passarão a exigir o comprovante fixo de residência”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), ao anunciar a medida na manhã desta quinta-feira, 27.

A cidade começa a vacinar nesta sexta alunos do último ano do curso da área de saúde, além das pessoas com mais de 40 anos com comorbidades e funcionários de saúde com mais de 18 anos que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Na terça-feira, 2, passam a ser imunizados funcionários dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte, ação antecipada na cidade já que o calendário estadual prevê o início da vacinação deste grupo apenas para esta sexta.

Com a inclusão dos novos grupos, a prefeitura volta a reabrir os postos instalados no sistema drive-thru na cidade de São Paulo, assim como nas farmácias conveniadas. Nesses locais, apenas a primeira dose é aplicada.

Reportar Erro