Contrabando de migrantes

Operação Big Five, da PF, faz ação contra grupo que enviava africanos aos EUA

Grupo fornecia passaportes brasileiros falsos para africanos, inclusive suspeitos de terrorismo

acessibilidade:
PF de SP deflagra operação contra quadrilha de contrabando de migrantes para os EUA. Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 20, a Operação Big Five, para desarticular esquema de contrabando de migrantes africanos para viagens ilegais aos Estados Unidos. Três pessoas foram presas e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Segundo a investigação, iniciada em julho do ano passado, em cooperação jurídica internacional, o grupo criminoso dava passaportes e vistos brasileiros falsos a pessoas da África Oriental, que iam para São Paulo e seguiam por via terrestre até a fronteira do México com os EUA.

“Os indícios apontam que o grupo que agia em São Paulo centralizava e detinha pleno domínio de toda a rota, por meio de contato com outros integrantes em todos os países e continentes envolvidos”, diz um comunicado da PF.

Entre os imigrantes que teriam sido enviados aos Estados Unidos estão dois somalis presos pela polícia norte-americana sob a suspeita de terrorismo.

Também se identificou que um dos membros da organização criminosa detinha na sua página em rede social a divulgação de símbolos e personagens nazistas.

Segundo a Polícia Federal, foi identificada uma mesquita na capital paulista, onde um dos investigados assediava migrantes ilegais e, também, um hotel onde os migrantes eram mantidos pela organização criminosa, antes de prosseguirem viagem aos EUA.

Os investigados responderão pelos crimes de contrabando de migrantes (qualificado pela submissão a condições desumanas e degradantes), organização criminosa, falsificação de documento público e divulgação do nazismo, com penas de três a oito anos de prisão.

Reportar Erro