Condenado por fraude

Novo dono do triplex de Lula tem condenação por fraude em licitação

Fernando Costa Gontijo ainda criou empresa para comprar o imóvel

acessibilidade:

O novo dono do triplex do edifício Solaris, no Guarujá, pivô da condenação do ex-presidente Lula na Lava Jato, é Fernando Costa Gontijo, de 64 anos, que também tem pendências com a Justiça. Ele foi condenado por improbidade administrativa e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Confraria, deflagrada na Paraíba contra fraudes em licitações na Prefeitura de João Pessoa. A ação da Polícia Federal foi deflagrada em julho de 2005.

O empresário arrematou o triplex por R$ 2,2 milhões, valor mínimo estipulado no edital do leilão, realizado nesta terça-feira, 15.

Gontijo alega inocência e recorre da decisão no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

Além dele, outros oito réus foram sentenciados no processo. Entre eles está Cícero Lucena, ex-governador da Paraíba e prefeito de João Pessoa na época das fraudes. Lucena chegou a ser preso na operação, em 2005.

A decisão judicial obriga todos os condenados a pagar multa de R$ 852 mil em função do superfaturamento de obras públicas custeadas através de convênios entre a União e a Prefeitura. Entre os projetos superfaturados, estão infraestruturas hídricas para comunidades ribeirinhas, dragagem e urbanização da Lagoa João Chagas e a dragagem do Rio Jaguaribe.

Na ação, Fernando Gontijo é apontado como representante da Via Engenharia em uma licitação que teria sido fraudada. A empresa foi investigada ainda no escândalo que ficou conhecido como Mensalão do DF, que envolveu o ex-governador José Roberto Arruda, e também está citada na Lava Jato.

Segundo delatores da Lava Jato, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é uma das construções em que houve sobrepreço para o pagamento de propinas e abastecimento de campanhas eleitorais.

Nova empresa

Fernando Gontijo criou uma empresa especificamente para comprar o imóvel do Guarujá. A companhia foi registrada no dia 29 de março, segundo a Junta Comercial do Distrito Federal, 13 dias após o início do leilão.

Sócio do primo de Alckmin

O empresário é dono de doze empresas: onze em Brasília e uma em São Paulo. Numa delas, a La Paia Empreendimentos Imobiliários, é sócio do advogado do PSDB José Augusto Rangel de Alckmin, primo do ex-governador Geraldo Alckmin. O escritório do advogado auxilia na defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Reportar Erro