São Paulo

No Dia dos Namorados, passageiros poderão retirar kits para testes de HIV em casa

acessibilidade:
No Dia dos Namorados, passageiros do Terminal São Mateus da EMTU/SP poderão retirar kits para testes de HIV em casa

O Terminal Metropolitano São Mateus da EMTU/SP disponibiliza kits de autoteste de HIV nesta quarta-feira, 12, Dia dos Namorados. Agentes do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA da Prefeitura de São Paulo estarão das 10h às 12h e das 15h às 17h distribuindo o material e orientando passageiros a como realizar o procedimento.

O kit de autoteste de HIV contém bula com instruções, lanceta (dispositivo indicado para recolher amostras de sangue), capilar (pequeno tubo) e um dispositivo. A lanceta é utilizada para furar o dedo, recolher a amostra de sangue com o capilar e pingar no dispositivo onde há uma substância reagente. O resultado aparece num período de 10 a 20 minutos.

Caso o teste dê positivo ou inconclusivo, recomenda-se a ida imediata a um posto de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento contra a doença.

Simples e prático, a distribuição dos kits é uma iniciativa do Ministério da Saúde para que um maior número de pessoas possa ser diagnosticado, além de permitir aos cidadãos cuidarem da saúde com mais autonomia.

No terminal também haverá distribuição de preservativos, unidades de gel lubrificante e folhetos informativos que explicam sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e como se prevenir delas.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas sexualmente ativas realizem testes contra HIV e ISTs regularmente. Quanto mais cedo o início do tratamento menor a possibilidade de desenvolver a AIDS.

Reportar Erro