Ditadura

MPF denuncia militares que executaram opositores da ditadura

Militares são acusados de usar uma granada na execução e ocultar os corpos

acessibilidade:
AI-5 foi duro golpe contra direitos fundamentais Foto: EBC

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o tenente-coronel reformado Maurício Lopes Lima e o suboficial Carlos Setembrino da Silveira pela morte e a ocultação dos cadáveres de dois opositores do regime militar em 1970.

De acordo com a denúncia, os dois participaram de uma operação que terminou com a execução de Alceri Maria Gomes da Silva, membro da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), e Antônio dos Três Reis de Oliveira, integrante da Aliança Libertadora Nacional (ALN). Na ação, segundo o MP, o suboficial Carlos Setembrino da Silveira jogou uma granada em um esconderijo como forma de expulsar os militantes.

“Não cabe prescrição ou anistia neste caso, pois as execuções foram cometidas em um contexto de ataque generalizado do Estado brasileiro contra a população civil e, por isso, são considerados crimes contra a humanidade. A coordenação centralizada do sistema semiclandestino de repressão da época é comprovada por diversos testemunhos e papéis, entre os quais um relatório de abril de 1974, assinado pelo então diretor da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, William Colbym e revelado recentemente”, diz nota do MPF.

Além de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e sem possibilidade de defesa, o MPF acusa Maurício e Carlos de ocultação de cadáver, já que os corpos das vítimas nunca foram encontrados.

“É evidente que o crime de ocultação de cadáver, do qual os denunciados participaram, visava evitar questionamentos acerca da forma como as vítimas haviam sido mortas – ou seja, executadas, sem qualquer possibilidade de reação.” diz denúncia do MPF. (Com ABr)

Reportar Erro