Dono do Banco Safra

Joseph Safra, homem mais rico do Brasil, morre em São Paulo aos 82 anos

Dono do Banco Safra, ele morreu de causas naturais nesta quinta-feira, 10

acessibilidade:

O banqueiro Joseph Safra, dono do Banco Safra, morreu nesta quinta-feira, 10, em São Paulo, aos 82 anos. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Banco Safra, ele morreu de causas naturais.

Safra nasceu em 1938 no Líbano e se mudou para o Brasil na década de 1960. Em 1969, casou-se com Vicky Sarfaty, com quem teve 4 filhos e 14 netos.

Sob o seu comando, o Banco Safra se tornou um dos maiores do país. Neste ano, Joseph ultrapassou Jorge Paulo Lemann e se tornou o homem mais rico do Brasil, de acordo com o último ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 119,08 bilhões.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lamentou a morte.

“É com muito pesar que recebemos a perda de Joseph Safra. Figura emblemática do setor bancário no país, descendente de banqueiros e com visão estratégica sobre o país, Joseph Safra foi também um exemplo como empresário e filantropo. Sua contribuição para escolas, museus e instituições, não só no Brasil, quanto em outros países, é marcante. O legado de sua atuação no desenvolvimento da economia nacional ficará sempre marcado na história do Brasil, país que ele adotou 58 anos atrás.”

Mais conhecido como “seu José”, Safra vivia num bunker no Morumbi, cercado por obras de arte. Diariamente, ia de helicóptero para a sede do banco, na avenida Paulista. Costumava almoçar com os executivos do banco, no restaurante da empresa, que tem cardápio kasher, preparado segundo as tradições judaicas.

 

Reportar Erro