Pela primeira vez

Interior de SP passa a capital em número de novos casos de Covid-19

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, foram registrados 14,5% mais casos no interior em comparação à capital paulista

acessibilidade:
Foto: Getty Images

Pela primeira vez, o interior do estado de São Paulo passou a capital no número de novos casos de coronavírus.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, foram registrados 14,5% mais casos no interior em comparação ao município de São Paulo na última semana.

“O interior do estado de São Paulo passou a capital em número de novos casos. No momento em que nós chegamos em 600 municípios do estado de São Paulo já com casos confirmados de coronavírus, o interior já tem 14,5% a mais de novos casos que a capital nesse período da última semana”, afirmou o secretário em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22).

“Isso registra uma inversão na lógica em que, em um primeiro momento, a capital era o epicentro da pandemia no estado de São Paulo”, disse.

Os dados foram divulgados sem detalhamento de números absolutos nem comparativo com as semanas anteriores.

Hoje, o estado tem 600 municípios com casos de Covid-19.

Durante a coletiva, o secretário cobrou atuação dos gestores municipais e criticou prefeitos que adotaram medidas contrárias às estabelecidas nas classificações do plano estadual – foi o caso, por exemplo, da cidade de Marília.

“Momento de decisão com base técnica e não base política por esses municípios. (…) Momento de firmeza, de resiliência e de não ceder à pressão”, afirmou o secretário.

“O município de Marília, que nós notificamos ainda há pouco, para que apresente no estado o parecer da sua vigilância sanitária para não corresponder com o plano São Paulo neste momento, que o aponta como uma fase vermelha, e o crescimento de 137% de casos ao longo desse último período, 71% de internações e 40% de óbitos.”

Reportar Erro