Eleições 2020

Guarulhos vai a segundo turno com Guti (PSD) e Elói Pietá (PT)

Candidato do PSD recebeu 45,66%, contra 32,24% do petista

acessibilidade:
Elói Pietá (PT), à esquerda, e o atual prefeito, Guti (PSD), disputarão a Prefeitura de Guarulhos no 2° turno

Com 99,51% dos votos de Guarulhos (SP) apurados, está definido que o segundo turno será entre o atual prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, e o ex-prefeito Elói Pietá (PT), que comandou a cidade entre 2001 e 2008. Guti alcançou 260.086 votos (45,66%). Pietá teve 183.637 votos (32,24%).

Do interior do Rio Grande do Sul, Pietá, 76, foi vereador em Guarulhos e deputado estadual por dois mandatos antes de assumir a prefeitura da cidade. Nas eleições de 2016, ele tentou voltar ao cargo, mas não chegou nem ao segundo turno.

Desta vez ele conta com uma coligação com Rede e Solidariedade, partido de sua vice, Adê Rocha, para disputar a prefeitura. Sua candidatura é uma das apostas do PT para retomar espaço na política a partir de cidades de médio porte. Guarulhos é um dos municípios que a legenda governou por mais tempo —foram quatro mandatos consecutivos entre 2001 e 2016.

Já o atual ocupante do cargo, Guti, 35, foi o mais jovem prefeito eleito da cidade em 2016. Seu mandato enfrenta grande rejeição da população.

Seu atual vice-prefeito, Alexandre Zeitune, rompeu com o governo para apoiar Pietá nesta eleição.

Guti, que foi eleito pelo PSB, trocou o partido pelo PSD e formou a maior coligação das candidaturas do município, reunindo o apoio de PSB, Cidadania, Republicanos, MDB, Podemos, PSC, PTC e Patriota. Seu candidato a vice é o vereador Professor Jesus, do Republicanos.

O maior legado da gestão de Guti em Guarulhos foi ter renegociado a concessão de água com a Sabesp colocando fim ao rodízio de água na cidade. Mas ele também enfrentou acusações de caixa 2 na sua campanha anterior.

Com uma população de 1,4 milhão de habitantes, Guarulhos é o segundo maior município de São Paulo e o maior colégio eleitoral do país fora das capitais.

Reportar Erro