Contra colapso

Governo de São Paulo estuda endurecer restrições em todo o estado

Segundo João Doria, SP entrou na pior semana desde o início da pandemia; governador convoca reunião com prefeitos

acessibilidade:
O governador João Doria. Foto: Reprodução/TV Cultura

No dia em que São Paulo registrou recorde de novas mortes em 24 horas, com 468 óbitos, por covid-19, o governador João Doria (PSDB) disse que o estado está na pior semana desde o começo da pandemia. Doria participou do início da vacinação drive-thru no estádio do Morumbi, na Zona Sul da capital.

“Entramos na pior semana da Covid-19 da história da pandemia desde 26 de fevereiro. Isso não apenas em São Paulo, os demais estados também, eu tenho falado com governadores de outros estados. Há uma preocupação generalizada”, disse o governador.

Questionado sobre se ele adotaria o lockdown para evitar maior propagação da doença, o governador diz que não descarta nenhuma medida.

“Não se descarta nenhuma medida, desde que elas sejam embasadas pela ciência e pela saúde”, afirmou Doria.

Para conter o avanço da doença no estado, Doria convocou uma reunião virtual com prefeitos, o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, e membros do Centro de Contingência da Covid-19 e discutir o possível endurecimento de medidas para os próximos dias. A ideia do governo paulista é ouvir os gestores para definir quais medidas devem ser adotadas.

Não há ainda previsão para fechar escolas, apesar da declaração nesse sentido do secretário Jean Gorinchteyn (Saúde) nesta terça (2), que gerou mal-estar na administração Doria.

O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (2) o maior número de pessoas internadas com Covid-19 desde o início da pandemia. São 16.359 pacientes com suspeita ou confirmação da doença em todo o estado, sendo 9.332 em leitos de enfermaria e 7.027 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A secretaria estadual nunca havia informado valor maior que 16 mil internados.

A taxa de ocupação de UTIs Covid registrada nesta terça-feira é a terceira maior desde o final de maio de 2020, quando o governo estadual passou a divulgar o dado diariamente.

Brasil

Para Doria, os governadores devem adotar medidas mais restritivas nos próximos dias para combater a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2 caso o governo federal não proponha uma coordenação nacional de enfrentamento da Covid-19.

“Se o governo federal não oferecer hoje uma resposta concreta, a partir de amanhã os governadores dos estados seguirão fazendo com mais intensidade as suas ações para compra de vacinas, seringas e agulhas e implementando medidas restritivas, que certamente terão de ser adotadas ao longo desses próximos dias”, afirmou o tucano.

Reportar Erro