Doze candidatos eleitos em SP têm elo com o crime organizado, diz TRE
Nomes não foram divulgados e nem as cidade que os elegeram
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), 12 candidatos eleitos no estado tem envolvimento com o crime organizado, 10 sendo prefeitos e 2 vereadores. O TRE-SP estima que 70 pessoas que se candidataram nas eleições deste ano tem envolvimento com facções criminosas.
Os nomes dos candidatos eleitos não foram divulgados assim como a cidade aonde se elegeram. A Justiça Eleitoral informou que os dados obtidos serão encaminhados para o Ministério Público (MP) para que sejam tomadas as providências adequadas.
O MP irá analisar se cabe Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para checar gastos irregulares ou abuso de poder econômico. Em agosto, o chefe da o chefe do centro de inteligência da Polícia Militar paulista, coronel Pedro Luís de Souza Lopes disse que a organização criminosa, Primeiro Comando da Capital (PCC), tem uma participação “muito maior do que (se) imaginava” nas eleições.
“Não dá para falar que são 100, 200 municípios, mas tem vários com indícios palpáveis de alguma movimentação importante do tráfico participar como financiador de campanha eleitoral”, disse o coronel durante 18º encontro anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o grupo movimenta por ano R$ 1 bilhão. A facção se especializou no tráfico internacional de cocaína, a droga vem majoritariamente de países vizinhos ao Brasil e é exportada principalmente para a Europa.