Núcleo de Biologia e Bioquímica da Polícia Técnico-Científica de São Paulo é ampliado
Novas instalações aumentam capacidade e eficiência de processamento das requisições de exames periciais

O Núcleo de Biologia e Bioquímica da Polícia Técnico-Científica de São Paulo foi ampliado e modernizado e as obras contaram com investimento de R$ 6,2 milhões do governo do estado.
O governador Tarcísio de Freitas (Rep) entregou as novas instalações em cerimônia na capital nesta quarta-feira (19). O evento contou ainda com a presença de autoridades estaduais, incluindo os secretários Guilherme Derrite (Segurança Pública) e coronel PM Helena Reis (Esportes), além do superintendente da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão.
O laboratório é comandado pela perita Ana Cláudia Pacheco, conta com 34 profissionais e é responsável por analisar provas e realizar exames de DNA para investigação criminal em São Paulo. Com as novas instalações, a unidade ganha em área para a instalação de novos equipamentos, postos de trabalho e aumenta a capacidade e eficiência de processamento das requisições de exames periciais.
No primeiro semestre de 2023, a unidade recebeu 1,7 mil requisições de exames periciais.
O núcleo é o maior laboratório criminal de genética do país e a unidade existe desde a criação da Polícia Técnico-Científica, em 1998, e é a única que realiza exames de DNA em vestígios criminais.
O secretário Derrite afirmou que o investimento é no ser humano, em tecnologia e na recuperação do efetivo.
“O investimento é no ser humano, que é o que temos de melhor nas polícias, em tecnologia e recuperar o efetivo. Nós temos 189 médicos-legistas neste concurso em andamento, 116 já autorizados e quase 200 peritos para o próximo concurso. Tenho certeza que essa capilaridade vai aumentar demais e ajudar na resolução de crimes em São Paulo”, declarou.
O local abriga o Banco de Perfis Genéticos do Estado de São Paulo.