63,1% dos votos

Duarte Nogueira (PSDB) é reeleito prefeito de Ribeirão Preto

Tucano recebeu 63,1% dos votos, contra 36,8% de Suely Vilela (PSB)

acessibilidade:
Foto: Divulgação/Facebook

O atual prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), foi reeleito neste domingo, 29, para mais quatro anos no cargo, com 63,1% dos votos. O tucano venceu a ex-reitora da USP (Universidade de São Paulo) Suely Vilela (PSB), que recebeu 36,8% no segundo turno.

Nogueira participou de sua quinta eleição para prefeito da cidade.

A campanha do tucano foi baseada num slogan de que a cidade não pode parar e enfatizou obras como as de mobilidade urbana que estão em andamento, com a construção de pontes e viadutos no centro e na zona norte da cidade.

Com a vitória, o PSDB chegará a 2024, quando terminará o novo mandato de Nogueira, tendo governado Ribeirão por 16 anos desde 1997, ano em que o partido estreou no poder com o ex-prefeito Luiz Roberto Jábali (1937-2004).

Nogueira já tinha disputado a prefeitura em 1992, 2000 e 2012, tendo perdido as duas primeiras para o petista Antonio Palocci e a última, para Dárcy Vera, condenada em primeira instância a 18 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão, pena que foi aumentada no TJ (Tribunal de Justiça) para 26 anos, 1 mês e 3 dias. Sua defesa recorre da decisão.

Há quatro anos, o tucano foi eleito prefeito pela primeira vez à prefeitura ao bater o hoje deputado federal Ricardo Silva (PSB), no segundo turno.

Após ter sido o candidato mais votado no primeiro turno, com 45,87% dos votos totais contra 20,72% de Vilela, Nogueira viu sua reeleição ameaçada quando as primeiras pesquisas do segundo turno indicavam empate técnico entre os dois candidatos.

Tanto ele quanto sua adversária partiram em busca dos votos dos derrotados, sobretudo os dos eleitores de Chiarelli (Patriotas), o terceiro mais votado, com 10,90%, e que declarou não apoiar nenhum dos dois. No total, Ribeirão teve 11 candidatos no primeiro turno.

Nos debates e sabatinas, Nogueira e Vilela também deixaram claro que estão em lados políticos opostos. Enquanto o prefeito reeleito, mesmo sendo tucano, disse aprovar tanto o governo federal de Jair Bolsonaro (sem partido) quanto o estadual de João Doria (PSDB), sua adversária afirmou desaprovar os dois.

Ribeirão Preto é o 7º município mais populoso de São Paulo, com cerca de 711 mil habitantes. A cidade tem o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado e um alto IDH (índice de desenvolvimento humano), além de ser uma das maiores produtoras globais de álcool e açúcar.

Reportar Erro