Coronavírus

Doria determina fechamento de shoppings e academias na Grande São Paulo

Medida mais rígidas são adotadas para conter avanço do coronavírus

acessibilidade:
Governo de SP anuncia novas medidas para conter o novo coronavírus

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 18, a determinação para que todos os shoppings da região metropolitana de São Paulo sejam fechados. Os estabelecimentos têm até a próxima segunda (23) para fechar. A medida não se aplica aos shoppings do litoral e do interior paulista.

Os shoppings ficarão fechados até o dia 30 de abril. Segundo o governador, a medida vale apenas para a região metropolitana de São Paulo e não atingirá o litoral e nem o interior do estado.

Doria afirmou que as academias de ginástica também deverão encerrar atividades até o dia 22. O fechamento deve continuar até 30 de abril.

“Foi um trabalho dialogado, planejado, para que seja feito com planejamento, sem pânico, e sempre priorizando o bem-estar da população e funcionários que trabalham nesses espaços”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

O governador destaca ainda que aglomerações em praias e clubes não são recomendadas e que idosos devem evitar sair de casa.

“Não é recomendável aglomerações. A nossa recomendação é: evitem aglomerações”, disse João Doria. “O bom senso e a prudência cabem a cada cidadão. São medidas estabelecidas, decididas e fundamentadas, baseadas em informações que chegam da área médica e sanitária.”

Também devem estar fechadas, a partir da semana que vem, todas as escolas públicas de São Paulo. A suspensão gradual das aulas teve início na última segunda-feira (16). Escolas particulares também foram orientadas a fechar as portas.

Nesta terça-feira (17) foi anunciado ainda que as delegacias de polícia vão funcionar em regime especial. O atendimento ao público será mantido apenas para registro de crimes graves.

O Governo de SP anunciou ainda o lançamento de uma linha de crédito especial para empresas dos setores de turismo, economia criativa e comércio. O valor total do crédito já disponível para os empresários do estado é de R$ 500 milhões.

Além disso, o governo determinou ainda que o fluxo de visitantes em unidades do Detran e Poupatempo seja limitado, para evitar aglomerações.

Outra medida anunciada nesta quarta-feira é fruto de uma parceria com empresas de telefone. Segundo o governador João Doria, 15 milhões de pessoas serão alvo de disparos de SMS gratuitos sobre condutas e procedimentos sugeridos para evitar a propagação do novo coronavírus.

Reportar Erro