São Paulo

Deslizamento de terra em Campos do Jordão provoca quatro mortes

Outras sete pessoas ficaram feridas; prefeitura declarou luto oficial de três dias

acessibilidade:
Mais de 30 homens trabalharam durante a madrugada em busca de desaparecidos. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Deslizamentos de terra deixaram quatro mortos e sete feridos em Campos do Jordão, no interior paulista. O Corpo de Bombeiros diz que recebeu diversos chamados por causa das chuvas que caíram na região a partir da tarde de sexta-feira (13), de acordo com nota da corporação.

Segundo a prefeitura municipal de Campos do Jordão, equipes dos Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, além de voluntários e outros agentes públicos, trabalharam durante toda a madrugada para socorrer as vítimas.

Os últimos corpos encontrados na manhã deste sábado (14) foram de dois meninos, de 13 e cinco anos, que estavam na casa da avó, no bairro Vila Britânia, que também faleceu.

Além das três mortes, a família teve outras cinco pessoas feridas —duas delas, de cinco e dois anos, seguem em observação, mas sem risco de morte.

Duas casas do bairro foram interditadas e 15 moradores foram abrigados por familiares. Com a previsão de mais chuva, as equipes estão avaliando locais próximos para mapear riscos.

A outra vítima fatal —um bebê de um ano e 11 meses— teve a casa atingida no bairro Vila Paulista. O pai e a mãe da criança, também feridos, já foram atendidos e liberados.

Ainda não há informação sobre velórios e enterros. De acordo com a nota da prefeitura, os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Taubaté. O prefeito Fred Guidoni cancelou eventos e decretou três dias de luto oficial.

Pela manhã, o governador João Doria (PSDB-SP) publicou mensagem em uma rede social solidarizando-se com os familiares das vítimas. Acrescentou que equipes continuam mapeando áreas de risco e que o Fundo Social de São Paulo enviará mantimentos para as famílias desalojadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de pancadas de chuva para a noite deste sábado (14). A máxima alcança 26ºC e a mínima chega a 15ºC.

No domingo (15), as temperaturas variam entre 22ºC e 16ºC, com céu encoberto. Só deve voltar a chover na cidade na quarta-feira (18), segundo o Instituto.

O governo também recomendou que, no caso de qualquer sinal de trinca na residência, os ocupantes devem deixar o imóvel e acionar a Defesa Civil no telefone 199, ou a Guarda Civil Metropolitana, no 153. A recomendação vale para situações de postes ou árvores inclinados observados nas proximidades. (Folhapress)

Reportar Erro