Visitas gratuitas

Antes de reforma, Pacaembu abre as portas para exposição ‘Arte em Campo’

Obras de restauração e modernização devem durar até meados de 2023

acessibilidade:
Foto: Divulgação/Museu do Futebol

O estádio Paulo Machado de Carvalho, famoso Pacaembu, receberá o evento Arte em Campo, entre os dias 10 e 17 de dezembro. É uma despedida antes de o estádio fechar os portões para as obras de restauração e modernização. Ele só deve voltar a abrir as portas em meados de 2023.

O evento será gratuito, aberto ao público, com agendamento online. São esculturas e instalações artísticas que vão ocupar o gramado, as quadras de tênis, ginásio poliesportivo e até a piscina.

As obras artísticas estarão distribuídas nos mais de 10.400 m² do Pacaembu, “sempre ao ar livre ou em espaços amplos e arejados”.

Essa união entre arte e esporte é uma prévia do que será o Pacaembu nos próximos anos. A iniciativa da concessionária Allegra Pacaembu, em parceria com 25 galerias de arte e 54 artistas, antecipa a “cara” que o estádio vai apresentar após sua reabertura.

“Passamos por um ano que ninguém poderia prever [devido à pandemia de covid-19]”, disse Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu. “O campo de futebol cedeu lugar a um hospital de campanha. Ficamos fechados à população na maior parte do ano. Nossos planos mudaram, e adiantamos a preparação do complexo paras as obras. Queremos encerrar 2020 trazendo as pessoas de volta, ainda que só por uma semana. Seguiremos protocolo e orientações das autoridades sanitárias.”

Segundo Ulisses Cohn, diretor da Dan Galeria, uma das participantes, o conceito de um Pacaembu também voltado às artes será retomado antes do fechamento para a grande reforma: “Trata-se de um exercício de ocupação colaborativo, no qual artistas e galeristas tiveram a liberdade de propor suas ideias de como apresentar os trabalhos. Vamos celebrar a retomada do conceito original do Pacaembu como espaço também de cultura e lazer”.

No projeto de modernização, a arquibancada sul, conhecida como tobogã, será demolida. Atualmente, o local tem capacidade para receber 10.246 torcedores. Em seu lugar será construído um centro de convivência e de eventos. Embaixo da arquibancada lateral (setor de cadeiras laranja) será construída uma arena de e-sports com capacidade para 2 mil pessoas.

Reportar Erro