ELEIÇÕES 2018

ALCKMIN DEIXA GOVERNO DE SÃO PAULO E VICE MÁRCIO FRANÇA ASSUME CARGO

ALCKMIN DEIXA GOVERNO DE SÃO PAULO E VICE MÁRCIO FRANÇA ASSUME

acessibilidade:
Márcio França e seu padrinho político, ex-governador Geraldo Alckmin.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) deixou o cargo na tarde desta sexta-feira, 6, para concorrer à Presidência da República na eleição de outubro.

Em cerimônia na Assembleia Legislativa, o vice Márcio França (PSB), assumiu o governo do Estado. França é o primeiro não-tucano a comandar São Paulo desde 2007, quando Cláudio Lembo (DEM) assumiu o cargo em março de 2006, quando o mesmo Alckmin se desincompatibilizou para tentar ser presidente – foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Márcio França ficará no cargo até 31 de dezembro de 2018.

Ele vai remanejar boa parte dos secretários para acomodar apoiadores de sua candidatura à reeleição ao governo do estado. Os secretários Samuel Moreira, da Casa Civil, Arnaldo Jardim, da Agricultura e Abastecimento, Floriano Pesaro, da Secretaria do Desenvolvimento Social, Fabrício Cobra, do Turismo, e José Luiz Penna, da Cultura, saem, e os secretários-adjuntos assumem temporariamente.

França, o sucessor de Alckmin, será candidato ao governo de São Paulo e deverá ser o principal adversário do representante do PSDB, João Doria, — afilhado político do tucano, que também deixou o cargo nesta sexta-feira para disputar a eleição — já que conta com o apoio de treze partidos:  PSB, PR, PPS, PV, PHS, PSC, Pros, Avante, Solidariedade, Podemos, PPL, PRP e PMB, e negocia ainda com o DEM e o PP.

Em sua cerimônia de posse, o novo governador afirmou que “São Paulo tem uma longa trajetória para proporcionar ao país saídas importantes” e que do estado saem intermediações que podem “gerar estabilidade no Brasil”.

Reportar Erro