esquema milionário

São Paulo: Ministério Público deflagra operação contra integrantes do PCC

Policiais militares da Rota auxiliam na busca e prisão dos criminosos

acessibilidade:
Policiais da Rota auxiliam em operação do MPSP na prisão de integrantes do PCC. Foto: Divulgação

Na manhã de hoje (14), o Ministério Público do Estado de São Paulo deflagrou operação contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores facções do país com atuação também no exterior. O MP cumpre 12 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão no estado paulista.

O objetivo da ação, segundo o MP, é localizar e prender os integrantes que assumiram o controle do grupo, após que os maiores líderes foram transferidos para presídios federais, o que aconteceu em fevereiro do ano passado.

Segundo a investigação, agora a facção possui 21 criminosos no comando, que vivem em países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai e até na África.

A operação conta com o trabalho de oito promotores de Justiça e com a atuação dos policiais militares da Rota. Além das prisões, a operação também objetiva por fim a um esquema de lavagem de dinheiro feito no Paraguai e Bolívia.

O negócio milionário do PCC chega a movimentar mais de R$ 100 milhões por ano entre ações de tráfico de drogas e arrecadação de valores entre seus integrantes. Isso é o que aponta planilhas apreendidas pelos investigadores.

Os integrantes presos na operação serão levados para a sede do Gaeco, sendo posteriormente transferidos para penitenciárias de segurança máxima em Presidente Prudente.

Reportar Erro