Cidadania

São Paulo adere programa de proteção às mulheres que facilita o acesso a Lei Maria da Penha

Construção de casas facilitará atendimento à vitimas de violência

acessibilidade:

As mulheres do estado de São Paulo receberam nesta segunda-feira (26) o Programa Mulher, Viver sem Violência do governo federal. A iniciativa visa atender mulheres em situação de violência, oferecendo atendimento humanizado e facilitando o acesso à Lei Maria da Penha.

Com o programa, a coleta de vestígios de crimes sexuais será melhorada, a Central de Atendimento à Mulher (o disque 180) será alterado para o disque-denúncia, proporcionando o acionamento imediato da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e também haverá a criação de seis centros de referência.

Segundo o governo federal, será construída  uma Casa da Mulher Brasileira em cada estado. No local, estarão concentrados delegacia, juizado especial, Ministério Público, Defensoria Pública, abrigamento temporário, atendimento psicossocial, espaço de convivência para a mulher, sala de capacitação e orientação para o trabalho, emprego e renda e brinquedoteca.

O investimento para a Casa da Mulher Brasileira em São Paulo será de R$ 142 milhões. De acordo com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, uma das vantagens da Casa é que  as mulheres irão sair de lá com a medida protetiva e com o processo aberto?.

Reportar Erro