Polícia Civil do DF

Ricardo Salles lamenta morte e presta homenagem a piloto da Força Nacional

Renato morreu nesta madrugada após um quadro de falta de ar súbito

acessibilidade:
Em nota, o Ministério da Justiça lamentou "com profundo pesar" a morte do policial

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles prestou condolências ao familiares, e homenageou o piloto do helicóptero da Força Nacional que morreu nesta madrugada (27). “Meus sentimentos à família e minha homenagem e agradecimento ao Comandante Renato Souza, da PCDF, que bravamente lutou tanto no desastre de Brumadinho quanto no combate aos incêndios no Pantanal”.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, Renato teve um “quadro de falta de ar súbito, foi socorrido por uma ambulância, mas não resistiu”. O comandante recebeu alta médica na semana passada (21), quando foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para o Rio de Janeiro, com objetivo de continuar o tratamento em casa. Porém veio a falecer na madrugada.

Todos foram socorridos com vida Foto: Ciopaer

Renato Souza estava internado desde a queda do helicóptero que pilotava, no dia 8 de outubro, durante Operação Pantanal II, de combate aos grandes incêndios na região. O acidente aconteceu em Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá (MT). A causas ainda estão sendo investigadas, porém, a suspeita é de falha técnica, já que segundo o comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, o helicóptero da corporação atingiu o solo 15 segundos após o acionamento do botão de pane.

Renato tinha 55 anos, era agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), integrante da Força Nacional de Segurança Pública desde 2016.

A morte do comandante também foi comentada pelo Ministério da Justiça. Leia a nota:

“Com profundo pesar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informa o falecimento, na madrugada desta terça-feira (27), do policial Renato de Oliveira Souza, integrante da Força Nacional de Segurança Pública.

Renato pilotava o helicóptero da Força Nacional que caiu no Mato Grosso, no dia 8 de outubro, enquanto atuava no combate aos incêndios no Pantanal. Ele passou por cirurgia na coluna e, após receber alta, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se encontrava em processo de recuperação.

Agente Especial da Polícia Civil do Distrito Federal, Renato Oliveira Souza ingressou na Força Nacional de Segurança Pública em maio de 2016, na Seção de Aviação, onde era o comandante.

Atuou em vários estados, comandando a aeronave Nacional 01. Entre as inúmeras operações que atuou na Força Nacional, destaque para as Olimpíadas Rio 2016 e Brumadinho (MG).

A última atuação pela Força Nacional foi na Operação Pantanal II, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública reconhece e agradece ao policial Renato de Oliveira Souza por seu profissionalismo e dedicação pelo País. Aos familiares e amigos, manifestamos nosso sentimento de solidariedade.”

Reportar Erro