Mohammad Mokhber

Saiba quem é o sucessor do presidente do Irã, morto em acidente aéreo

A Constituição iraniana determina que em caso de morte súbita do atual mandatário, o primeiro-vice-presidente assume o cargo

acessibilidade:
Mohammad Mokhber (na foto), assume a presidência do Irã de forma interina, após a morte do presidente do país. (Foto: Reprodução-Instagram-@mokhber_ir).

O primeiro-vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber, assume o governo do país de forma interina após a morte do presidente, Ebrahim Raisi, no domingo (19).

A Constituição iraniana determina que em caso de morte súbita do atual mandatário, o primeiro-vice-presidente assume o cargo de forma interina, com a aprovação do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

Novas eleições presidenciais estão programadas para ocorrer em 50 dias.

Mokhber nasceu em 1955 na cidade de Dezful, no oeste do país, tem 69 anos de idade e assim como Raisi, é considerado muito próximo de Ali Khamenei.

No sistema político da República Islâmica, Khamenei ocupa o cargo total de chefe de Estado, enquanto o presidente é o chefe do governo.

Mohammad Mokhber foi nomeado primeiro-vice-presidente do país após a vitória de Raisi nas eleições de 2021.

O atual presidente interino chefiava na época, a Execução da Ordem do Imam Khomeini (EIKO, na sigla em inglês), organização paraestatal que tem participação em quase todos os setores da economia iraniana.

Morte de Ebrahim:

Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos, neste domingo (19), após a queda do helicóptero que o transportava com sua comitiva na região de Varzaqan, na província iraniana do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.

Khamenei determinou luto oficial de cinco dias no Irã.

 

 

 

 

Reportar Erro