Relação cordial

Rui Palmeira e Renan Filho têm primeiro encontro após eleições

Rivais foram cordiais na posse do presidente do TRT de Alagoas

acessibilidade:

Quase um mês depois de se reeleger e provocar a reação furiosa do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) teve seu primeiro encontro com o governador Renan Filho (PMDB), durante a posse o também reeleito presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), Pedro Inácio da Silva, na noite desta segunda-feira (28).

Apesar da clara rivalidade nascida do recente e duro embate, foi cordial o reencontro do governador com o prefeito da capital alagoana. Os principais gestores de Alagoas se cumprimentaram com cordialidade. Mas, obviamente, sem nenhum gesto de alegria efusivo, diante do plenário lotado de autoridades.

Depois de passarem a cerimônia sentados lado a lado, com o presidente o TRT entre eles, Renan Filho e Rui Palmeira despediram-se com um aperto de mão. De saída, Rui desejou: “Tudo de bom, governador!”. E Renan Filho respondeu de forma simpática ao gesto.

Deste primeiro encontro, resta clara a convicção de que o governador foi poupado do desgaste pela carta aberta do senador Renan, que reagiu duramente à derrota e à forma como foram hostilizados e humilhados pelos eleitores e apoiadores de Rui, na comemoração da vitória obtida com diferença de 20 pontos percentuais de votos para o candidato dos Calheiros, Cícero Almeida, o Ciço (PMDB).

Tempo de reconstruir

A vitória de Rui o habilita a disputar eleição em 2018, foco da preocupação dos Calheiros antes mesmo do período eleitoral deste ano, quando tentaram obter do tucano o compromisso voluntário de sair do caminho da reeleição de ambos, em troca de apoio. Mas, apesar da perspectiva de a rivalidade se acentuar no campo eleitoral, até 2018, a Renan Filho e a Rui Palmeira resta reconstruir uma relação institucional respeitosa e imune aos seus anseios políticos.

Aliás, demonstrar que a população é maior que as ambições deve produzir um belo capital político para ambos. E o eleitor está cada vez mais atento a este tipo e postura.

Nesta quarta-feira (30), os gestores terão mais um encontro casual em outro evento do Pajuçara Sistema de Comunicação. Mas devem refletir a respeito de um encontro institucional em que um vá ao encontro do outro, para desarmar, ao menos momentaneamente, os palanques e tratar de dar andamento aos projetos para beneficiar o maceioense. Afinal, o "quanto pior, melhor" não trará vantagem a nenhum dos lados do embate, muito menos à capital de Alagoas.

Reportar Erro