Mais Lidas

Estreitar laços

Rollemberg faz última reunião do Brasil Central deste ano

Entre as pautas, estabelecer um mercado comum entre os estados

acessibilidade:

Nesta sexta-feira (2) ocorreu a última reunião deste ano do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil, na Residência Oficial de Águas Claras.O governador de Goiás, Marconi Perillo foi reeleito presidente do consórcio por mais um ano.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) recebeu os governadores de Goiás, Marconi Perillo, do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, de Rondônia, Confúcio Moura e do Tocantins, Marcelo Miranda. O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, foi representado pelo secretário de Planejamento, Gustavo de Oliveira.

Entre as pautas, estabelecer um mercado comum entre os estados, a possibilidade dos governos realizarem compras compartilhadas, especialmente na área da saúde, parcerias entre as unidades da Emater, ajustes na economia e a criação do Fundo de Investimento em Participações.

O Brasil Central representa 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme dado apresentado pela empresa Macroplan. 

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, Leany Lemos enfatizou que as discussões buscam ferramentas para alavancar o desenvolvimento do consórcio, “A região tem tido crescimento bem superior ao resto do País nos últimos anos. Avançamos nesse último encontro ao reeleger o presidente, na proposta de um mercado comum, na sinergia nas compras em áreas como saúde e educação. Vamos começar parceria entre as unidades da Emater para alavancar a extensão rural”.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central foi criado em setembro de 2015, durante o 4º Encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central, em Campo Grande.