Desde 2011

Rollemberg anuncia novo concurso público para o Corpo de Bombeiros

Serão abertas 779 vagas para a coorporação

acessibilidade:

O governador Rodrigo Rollemberg anunciou na manhã desta sexta-feira (1º), que serão abertas 779 vagas para bombeiros do Distrito Federal. Desde 2011, data do último concurso público, não houve ingresso de novos oficiais e praças para corporação. O objetivo é diminuir o déficit de pessoal e, com isso, garantir a excelência na prestação de serviço à comunidade. O edital com todas as informações será publicado nos próximos dias.

Das 779 vagas que serão abertas, 115 serão para oficiais combatentes; 20 para oficiais médicos; 4 para oficiais cirurgiões-dentistas; 20 para oficiais do quadro complementar; 448 para combatentes; 112 para motoristas de viaturas; 55 para mecânicos de veículos e 5 para mecânicos de aeronaves.

“Vamos garantir que, nos próximos anos, o Corpo de Bombeiros tenha um efetivo adequado para continuar cumprindo com brilhantismo e com espírito público a sua missão de salvar vidas”, disse Rollemberg, durante solenidade de entrega da comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II, na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, destacou que os novos profissionais ajudarão no atendimento de qualidade à população. “A renovação é fundamental para que a gente possa continuar crescendo e desenvolvendo a corporação.”

Comunicado foi feito durante cerimônia da Comenda da Ordem do Mérito

Cerca de 350 civis e militares receberam a comenda, que é a mais elevada honraria da corporação e tem como finalidade homenagear aqueles que prestaram relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Rodrigo Rollemberg participou da entrega da comenda e parabenizou os homenageados. “Em nome da população de Brasília, quero manifestar o profundo orgulho e reconhecimento ao trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.”

Entre os agraciados com a honraria estavam a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo e a colaboradora do governo, Márcia Rollemberg. Receberam ainda, autoridades como militares do Corpo de Bombeiros de diversas unidades da Federação, militares de outras forças, como Marinha e Exército, embaixadores, secretários de Estado e administradores regionais.

Acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, o governador de Brasília, que ocupa o mais alto cargo do conselho que entrega a comenda, recebeu homenagens de estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II e da banda de música da corporação, que entregou a Rollemberg a partitura da obra musical Dobrado Governador de Brasília, executada durante a solenidade.

Aniversário do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

A solenidade integra a programação de aniversário do Corpo de Bombeiros do DF. São 160 anos de criação e 52 em Brasília. A corporação foi fundada no Brasil em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.

Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada da corporação ao Planalto Central. Com isso, na mesma data celebram-se os 52 anos da inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.(Agência Brasília)

Reportar Erro