Contra baixaria

Rollemberg aciona o STF contra Laerte Bessa após ser xingado

O ato foi em 17 de outubro, em frente ao Palácio do Buriti

acessibilidade:

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, entrou com queixa contra o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) por injúria e calúnia no Supremo Tribunal Federal (STF). O processo foi protocolado em 21 de outubro pela filha do governador Gabriela Rollemberg, que é advogada, e está em andamento na Corte.

A ação diz respeito ao pronunciamento de Bessa, em frente ao Palácio do Buriti, em 17 de outubro, durante assembleia do Sindicato dos Policiais Civis. Na ocasião, o deputado chamou o governador de "vagabundo", "mentiroso", "maconheiro", "frouxo", "incompetente", "pilantra", "safado" e "preguiçoso". Para Rollemberg, as declarações são "absolutamente ofensivas".

"Então eu quero dizer para vocês que nós não suportamos mais o descaso com que o governador está com essa categoria. No fim da semana passada, eu não queria ir, mas também vou pela instituição, porque me dá mal-estar conversar com esse vagabundo desse Rollemberg, dá mal-estar. Ele é vagabundo porque ele é maconheiro, todo maconheiro para mim é vagabundo…", declarou na ocasião.

O relator do caso é o ministro Luiz Edson Fachin, que deverá notificar o parlamentar a responder sobre o caso. A queixa-crime será analisada na Primeira Turma, que deverá decidir se ela vai ou não virar uma ação penal.

"Conforme se verifica, tentando se valer da imunidade parlamentar – que é essencial para a democracia brasileira –, o querelado extrapola todos os limites e parte para ofensas pessoais", diz o documento apresentado por Gabriela.

Reportar Erro