DECIDIRÁ SEM PRESSA

Rodrigo Cunha garante não faltar coragem para enfrentar Renan

Esperança da oposição contra Renan resiste a pressões políticas

acessibilidade:

PSDB espera até maio pela decisão do deputado tucano (Foto: ALE)O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL) disse nesta segunda-feira (16) que não cederá às pressões e anseios de oposicionistas da família Calheiros em Alagoas, para apressar a decisão sobre seu provável ingresso na disputa pelo cargo de governador ou de senador.

As declarações, que exaltam um compromisso maior com os alagoanos do que com a classe política, foram dadas no mesmo dia em que o presidente do PSDB e prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira, afirmou que prevê para o início de maio o lançamento do nome do PSDB que duelará contra a reeleição do governador Renan Filho (MDB).

O jovem deputado estadual de primeiro mandato avalia as possibilidades e disse não faltar coragem para enfrentar um embate contra o governador Renan Filho, ou contra seu pai e senador Renan Calheiros (MDB-AL). Mas demonstra que surgiu como opção muito recentemente e que não está disposto a ceder à compreensível ansiedade da classe política.

Desde que o prefeito de Maceió decidiu não concorrer ao governo e deixou a oposição “órfã” de um nome para a disputa, o nome de Rodrigo Cunha tornou-se o mais competitivo da oposição no Estado, tanto pelo trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa de Alagoas, como por representar uma antítese do perfil da família Calheiros, envolvida em escândalos e denúncias da Operação Lava Jato.

“Uma decisão desse tamanho tem que ser bem ponderada. Meu nome foi colocado como opção para governo há menos de um mês. Eu entendo a ansiedade de todos, mas não tenho como decidir dar um passo tão importante de uma hora para outra, para atender os anseios de terceiros. Meu compromisso maior é com a população e não com os políticos”, disse Rodrigo Cunha, em uma resposta padrão dada ao Diário do Poder e a outros jornalistas que o questionaram sobre o tema.

“Venho construindo minha caminhada com independência e não quero e nem posso perder isso agora. Coragem não falta, mas ainda estou avaliando todos cenários possíveis, principalmente as candidaturas majoritárias”, disse o deputado oposicionista, ao negar se render ao "toma lá, da cá" comum nas definições de coligações.

‘MAIS RÁPIDO POSSÍVEL’

Ao anunciar a obra de restauração das Avenidas Fernandes Lima e Via Expressa, o prefeito de Maceió adiantou que trabalha para uma definição concreta de quem será candidato. 

“Tivemos reuniões esse fim de semana com os partidos e esperamos anunciar esse nome o mais rápido possível", disse o presidente do PSDB, que articula uma chapa que tenha espaço para a reeleição do senador Benedito de Lira (PP-AL), que teve mais votos que Renan, ao se eleger em 2010, e é padrasto do vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira (PP).

Recentemente, Rodrigo Cunha recebeu uma declaração pública de apoio da ex-senadora Heloísa Helena (REDE-AL), que foi vítima de uma campanha midiática bastante agressiva, quando concorreu contra Benedito de Lira e Renan Calheiros, em 2010, na disputa pelo Senado.  

Reportar Erro