Em meio a protesto

Ministro da Saúde libera 42 leitos para covid-19 no Hospital Federal de Bonsucesso

Nelson Teich vistoriou o Hospital Federal de Bonsucesso, alvo de críticas e decisões judiciais

acessibilidade:

O ministro da Saúde, Nelson Teich vistoriou ontem (9), o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), referência para o tratamento do novo coronavírus (covid-19). Na visita, o ministro conheceu junto com o corpo clínico do hospital os leitos preparados para receber pacientes vítimas da covid-19.

Na chegada do ministro ao prédio houve um protesto, mas Teich seguiu com a visita e percorreu com a equipe médica as instalações do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) preparado para receber pacientes do novo coronavírus. A visita foi longa e o ministro percorreu sala por sala onde ficarão internados os pacientes da doença.

Após a saída, o ministro publicou ontem no Twitter que visitou o Hospital Federal de Bonsucesso. “Aqui foram liberados 42 leitos para o novo coronavírus entre ontem (8) [sexta]  e hoje (9) [sábado]. No Rio, buscamos uma ação integrada contra a doença e avançamos no atendimento às necessidades da saúde da população”.

O Ministério da Saúde tinha anunciado que para combater a pandemia o Hospital Federal de Bonsucesso seria referência no tratamento de casos do novo coronavírus, com 170 leitos para cuidar da doença. Esse número poderia chegar a até 240 pacientes, caso pessoas suspeitas fossem submetidas a testes e o diagnóstico fosse positivo. Nesse caso, as enfermarias coletivas também seriam utilizadas para tratamento.

Há cinco dias, o desembargador Marcelo Pereira da Silva, da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), suspendeu decisão que intimava o ministro a destituir a direção do hospital, por causa do baixo desempenho de atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

Nelson Teich disse que vai dar detalhes da visita de dois dias ao Rio, em entrevista com os jornalistas na próxima segunda-feira (11), em Brasília. (ABr)

Reportar Erro