VIAGENS PESSOAIS

JUSTIÇA ACEITA MAIS UMA DENÚNCIA CONTRA SÉRGIO CABRAL

EX-GOVERNADOR E ADRIANA ANCELMO USARAM HELICÓPTERO DO ESTADO PARA VIAGENS PESSOAIS

acessibilidade:
SÉRGIO CABRAL E ADRIANA ANCELMO VIRAM RÉUS POR USO INDEVIDO DE HELICÓPTEROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

O juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, aceitou mais uma denúncia contra o ex-governador Sérgio Cabral. A ex-primeira dama Adriana Ancelmo também virou ré na denúncia do Ministério Público estadual que acusa os dois de usarem helicópteros do estado do Rio de Janeiro para fazerem viagens pessoais.

O magistrado aponta em sua decisão que a “autoria e a materialidade dos crimes” estão bem ilustrados pelo Ministério Público. Sérgio Cabral teria usado o helicóptero por 2.281 vezes, enquanto Adriana Ancelmo teria feito 220 viagens.

Além do uso indevido do helicóptero do estado, o ex-governador teria comprado duas aeronaves mais modernas e confortáveis, por meio de licitações suspeitas, no total de R$ 32 milhões. As negociações também estão sob investigação.

Segundo testemunhas, os dois helicópteros eram usados quase com exclusividade por Cabral, a esposa, os filhos e babás. Por vezes, as aeronaves eram usadas também para transportar amigos do casal; amigos e namoradas dos filhos; parentes; e empregados domésticos do Rio de Janeiro para a casa de veraneio do ex-governador em Mangaratiba.

O gasto com as viagens pode ultrapassar R$ 19 milhões; e a pena pelo crime pode chegar a 12 anos de prisão.

Preso atualmente em Curitiba, Cabral é réu em mais de 20 processos que se desdobraram da Operação Lava Jato e já foi condenado em quatro. As penas somam 87 anos de prisão. Adriana Ancelmo tem uma condenação, em primeira instância de 18 anos e três meses de reclusão por ter se beneficiado de esquema de corrupção comandado pelo marido. Ela também teve prisão preventiva decretada, mas ganhou o direito à prisão domiciliar por ter um filho com menos de 12 anos.

Reportar Erro