Um incêndio destruiu na tarde deste sábado (3) parte do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Coordenação Emergência Regional (CER), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro combate o incêndio e o prefeito Marcelo Crivella (PR) acompanha o trabalho de contenção das chamas e atendimento aos pacientes.
As chamas ficaram concentradas no 2º andar do prédio, onde havia um refeitório e um alojamento no setor de “triagem” para prestadores de serviço. E houve correria entre profissionais da unidade de saúde para resgatar os pacientes que estavam no serviço de emergência, no 1º andar. Não há registro de feridos e a emergência da unidade foi fechada para novos pacientes.
A CER é um dos maiores complexos de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio, e funciona é porta de entrada do Hospital: os pacientes de urgência e emergência clínica são atendidos lá, e os casos de trauma ou cirurgia são encaminhados para o hospital.
Um dos profissionais relataram ao G1 que o local estava superlotado, com aproximadamente 300 pessoas. E testemunhas descartaram a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, pois teria iniciado na parte de cima da estrutura, onde ficaria a parte elétrica do ar-condicionado.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que foi interditada a pista lateral da Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela. O tráfego está sendo desviado para a pista central. Equipes dos Bombeiros, Polícia Militar e CET-Rio atuam no local. (Com informações do G1)