No Rio de Janeiro

Ex-presidente do BNDES Carlos Lessa morre aos 83 anos de covid-19

Amante do Rio, economista foi também reitor da UFRJ

acessibilidade:
Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES. Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Câmara

O economista Carlos Lessa, professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), morreu, aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira, 5, no Rio, de covid-19. A informação foi confirmada pelo filho Rodrigo Lessa, que publicou a notícia do falecimento do pai numa rede social, e pelo hospital, que não divulgou mais detalhes. Ele deixa três filhos e netos.

“Meu amado pai foi hoje às 5h da manhã descansar. A tristeza é enorme. Seu último ano de vida foi de muito sofrimento e provação. O legado que ele deixou não foi pequeno. Foi um exemplo de amor incondicional pelo Brasil, coerência e honestidade intelectual, espírito público, um professor como poucos e  uma alma generosa que sempre ajudou a todos que podia quando estava  a seu alcance, um grande amigo. Que descanse em paz. Aos que tem afeição por ele, comunicaremos uma cerimônia virtual em função da pandemia”.

Lessa foi reitor da UFRJ em 2002, cargo do qual se licenciou para assumir a presidência do BNDES, em 2003, onde ficou até o fim de 2004.

A UFRJ vai decretar ainda hoje luto oficial pela morte de Lessa.

Reportar Erro