Operação Câmbio, Desligo

Doleiro fugiu do Brasil para a Europa em cruzeiro de luxo

Defesa justifica viagem por 'precaríssimo estado de saúde'

acessibilidade:
Investigado na Lava Jato, doleiro fugiu do país em cruzeiro de luxo (foto: reprodução)

Foragido da operação da Polícia Federal “Câmbio, Desligo”, o doleiro René Maurício Loeb fugiu do Brasil para Europa em um cruzeiro de luxo, segundo aponta os procuradores do Ministério Público Federal (MPF). A operação investiga um esquema criminoso comandado por outro doleiro foragido, Dario Messer.

A defesa de Loeb nega que o cliente tenha fugido do Brasil. Os advogados afirmam que a viagem por mar era a única possibilidade para Loeb devido ao “precaríssimo estado de saúde” do doleiro. A defesa alega ainda que a ida para Europa foi para buscar “tratamentos possíveis” para a fibrose pulmonar idiopática da qual Loeb sofre, segundo informou o jornal O Globo.

Os advogados alegam ainda que ninguém sabia da investigação no dia da viagem, em 8 de abril, 20 dias antes da operação. No entanto, os membros da Lava Jato já chegaram ao consenso de que a ação da PF vazou semanas antes da operação ser deflagrada.

O MPF não aceitou a justificativa dada pela defesa e se questiona sobre a escolha do doleiro pela Alemanha, país em que é cidadão. Os procuradores afirmam também que não encontrou tratamentos no sistema europeu de saúde que não sejam realizados no Brasil.

O MPF afirma ainda que “não se concebe que um paciente em risco tão grave de vida consiga embarcar em um cruzeiro comercial, sem qualquer recurso médico específico ou cuidados diferenciados”.

Reportar Erro