Estado de guerra

Com Rio de Janeiro em intervenção há 3 meses, tiroteios e mortes aumentam

No período, 393 pessoas morreram em trocas de tiro

acessibilidade:

A intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro completou três meses nesta semana. No período, o número de tiroteios e/ou disparos de arma de fogo registrados na Região Metropolitana aumentou em 25%: 2.309. Foram 466 a mais que nos três meses imediatamente anteriores, o que equivale a um aumento de 25%. O levantamento foi realizado pelo laboratório de dados Fogo Cruzado – ferramenta eletrônica que monitora disparos de arma de fogo com base em informações das polícias, de usuários e da imprensa.

Houve também aumento no número de mortes: 393 pessoas foram mortas em trocas de tiros nestes três primeiros meses de intervenção – três a mais que nos três meses imediatamente anteriores. Já o número de feridos diminuiu de 377 para 302 no mesmo período.

Policiais mortos

O sargento Eduardo da Silva Dias, de 48 anos, foi o 52º policial assassinado neste ano no estado do Rio de Janeiro. Dos 52 mortos, 50 eram PMs. Ele foi baleado durante uma tentativa de assalto em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na noite de ontem, 17.

Também na noite desta quinta-feira, o delegado aposentado Evandro dos Reis José e sua filha Lívia José foram baleados em outra tentativa de assalto, no bairro da Urca, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM), Evandro reagiu. Uma criança de 1 ano de idade, que estava no banco traseiro do veículo alvejado, não foi atingida.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Evandro já foi submetido a uma neurocirurgia e, em seguida, transferido para uma unidade particular. Já Lívia aguarda transferência para um hospital privado.

Reportar Erro