Crimes contra comerciantes

Cai chefe da inteligência da PM do Rio, após prisões de seus subordinados

Polícia Civil aponta que policiais presos atuavam na Inteligência da PM, e cometiam crimes

acessibilidade:

O subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rubens Castro Peixoto Júnior, foi exonerado, hoje (29), após a deflagração da operação para a prisão de policiais militares acusados de envolvimento em crimes de extorsão, concussão, organização criminosa e roubo qualificado contra comerciantes. Os policiais presos eram subordinados ao subsecretário que chefia a Inteligência da corporação.

A operação foi realizada por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) da Polícia Civil, com apoio da Corregedoria da PM. E, segundo a corporação, para o lugar do coronel será nomeado o coronel Murilo César de Miranda Angelloti, atualmente comandante de Policiamento Especializado (CPE).

A operação da Polícia Civil teve como alvos policiais militares do setor de inteligência da corporação e cumpriu sete mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Segundo a polícia fluminense, houve cinco policiais militares e duas pessoas ainda não foram localizadas, entre elas uma mulher.

Nas casas de dois dos presos foram recolhidos R$ 44 mil, sendo que parte do dinheiro foi encontrado dentro de um par de sapatos. Os agentes apreenderam material pirata que teria sido roubado de comerciantes, como tênis, relógios, roupas e brinquedos, além de HDs do circuito do comércio.

E ainda foram encontradas também duas armas, mas conforme a Polícia Civil, estavam legalizadas, inclusive uma de uso da Marinha, que está em nome do sogro de um dos envolvidos.

A prisão temporária é de cinco dias.

A Polícia Civil informou que as investigações duraram dois meses e indicaram que os acusados se faziam passar por agentes da Delegacia de Repressão para extorquir dinheiro de comerciantes em diversas partes do estado do Rio de Janeiro. E disse que várias vítimas prestaram depoimento e auxiliaram na identificação do grupo criminoso, durante a apuração dos crimes.

Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC). Foto: Jorge Hely/FramePhoto/Folhapress

‘Muito ruim’

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que foi informado da exoneração do coronel pelo secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, e conforme as informações de que dispunha, os policiais presos estavam praticando crimes contra empresas e lojas.

Segundo o governador, a Inteligência da Polícia Militar tem o objetivo de investigar a mancha criminal, mas também fatos sobre a corrupção policial. Ele disse que é muito ruim ter um caso desse na corporação, mas foi em razão da investigação realizada pela Polícia Civil.

“Nós não temos bandido de estimação, seja ele de distintivo, de farda ou de paletó e gravata. Nós temos o compromisso de investigar quem quer que seja. Esse é o resultado do comando do governo do estado para as suas forças de segurança, especialmente a Polícia Civil, disse Witzel, após participar de cerimônia para a implantação do programa Segurança Presente, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Witzel disse que o afastamento do coronel Rubens Castro Peixoto Júnior da subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar impede interferências na investigação. “A exoneração do coronel é um gesto da Polícia Militar até para poder dar tranquilidade a quem está investigando de que não haverá interferência nenhuma. Esse novo que assume, assume já com essa missão de fazer uma depuração completa no sistema e ter mais rigor na escolha daqueles que vão trabalhar na área de inteligência”.

O governador disse ainda que não tinha a informação se o coronel exonerado tinha sido o responsável pela indicação dos policiais presos na operação. Antes de ocupar o cargo de subscretário de Inteligência da PM, o coronel Rubens Castro Peixoto Júnior atuava no 18º BPM, em Jacarepaguá. (Agência Brasil)

Reportar Erro