Propina no TC do Rio

Acusado de crimes, ex-secretário nacional de Justiça foi preso pela Lava Jato

Astério Pereira é suspeito de esquema de propina que beneficiaria membros do Tribunal de Contas do Rio

acessibilidade:

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (5) o ex-secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, em mais uma etapa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. O procurador aposentado do Ministério Público fluminense foi preso em casa, no Leblon.

Astério Pereira dos Santos é investigado por suspeitas de pagamento de propina em esquema que beneficiaria integrantes do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, além de lavagem de dinheiro, e de ter ajudado na fuga do empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, o Rei Arthur, acusado de comprar votos para trazer a Olimpíada de 2016 para o Rio.

Segundo o G1, estão presos o filho de Astério, o advogado Danilo Botelho; outro advogado Pedro Navarro, sócio de Danilo; e a advogada Viviane Ferreira Coutinho Alves. Ainda há outros alvos, como Carlson Ruy Ferreira, pai de Viviene e apontado como sócio do ex-secretário; e um delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Astério integrou o governo Michel Temer em 2017, assumindo a  Secretaria nacional de Justiça em março, e pedindo demissão em novembro. O alvo da Java Lato do Rio também já havia comandado a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), no governo Rosinha Garotinho, entre 2003 e 2006, período em que se investigam as suspeitas de lavagem de dinheiro.

Com base nas investigações de informações constantes na delação premiada do ex-presidente do Tribunal de Contas do Rio, Jonas Lopes Júnior, o juiz federal Marcelo Bretas expediu nove mandados de prisão (sendo seis preventivas e três temporárias), mais 32 de mandados de busca e apreensão, cumpridos na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. (Com informações do G1)

Reportar Erro