Secretário assume a Pasta

Ricardo Salles pede demissão do cargo de ministro do Meio Ambiente

No comando da Pasta assume Joaquim Álvaro Pereira Leite, que atuava como secretário

acessibilidade:
A saída de Salles foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União Foto: Marcelo Camargo/ABr.

Durante coletiva de imprensa, nesta tarde (23), Ricardo Salles informou que pediu exoneração do cargo de ministro do Meio Ambiente, o qual ocupava desde janeiro de 2019.  A saída de Salles já foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União.

No comando da Pasta, assume Joaquim Álvaro Pereira Leite que já atuava como secretário da Amazônia e Serviços Ambientais.

Aos jornalistas Salles disse que cumpriu, ao longo de dois anos e meio, todas orientações recebidas por Bolsonaro. “Procurando colocar em prática, a orientação que foi colocada pelo senhor presidente da República Jair Bolsonaro desde o primeiro dia de governo. Orientação essa que foi de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do Meio Ambiente”.

Ricardo Salles é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). No mês passado, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, Salles foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados, no âmbito da Operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O órgão apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários.

A suspeita é da existência de um esquema internacional de exportação ilegal de madeira. Além do agora ex-ministro, outras 17 pessoas são investigadas. Na época, o STF também determinou o afastamento de Eduardo Bim do cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).( Com informações Agência Brasil)

Reportar Erro