Batendo em retirada

Revolta de produtores e consumidores faz Doria desistir de aumentar impostos

Promessa de revogar integralmente o decreto desastroso foi feita na noite desta quarta-feira (6)

acessibilidade:
O tratoraço foi mantido porque, apesar da promessa de revogação do aumento de impostos, o ato do governador não foi publicado no Diário Oficial.

So pressão, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) decidiu recuar e revogar integralmente o aumento no ICMS para alimentos, energia elétrica e medicamentos genéricos, em plena pandemia.

A decisão foi anunciada na noite desta quarta (6), após uma reunião da equipe econômica. Em nota, Doria afirma que a “redução dos benefícios fiscais” ocorreu quando a pandemia apresentava queda nos índices.

O aumento de impostos, que chegava a 20%, causou revolta em entidades do setor agrícola, que organizaram protestos em 200 cidades no interior paulista na manhã desta quinta-feira (7).

O pretexto para recuar da decisão desastrosa, segundo Doria, é que atualmente o Estado apresenta um crescimento de 41% nas internações e de 70% nas mortes em comparação aos indicadores de outubro.

À Rádio Bandeirantes, o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, disse que a revogação da medida tem o objetivo de não impactar o bolso dos mais pobres durante a crise.

Mesmo com a revogação da medida, o ‘tratoraço’ ainda está mantido, explica o coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio Edivaldo Del Grande.

A permissão para o corte de benefícios fiscais ocorreu com a aprovação do pacote de ajuste fiscal na Assembleia Legislativa de São Paulo, em outubro.

Reportar Erro