Repatriados

Resultado de exame em brasileiros que vieram de Wuhan dá negativo para coronavírus

Ministério da Saúde diz que vai avaliar quarentena domiciliar para tripulantes e médicos

acessibilidade:
Brasileiros que estavam em Wuhan chegaram ao Brasil no último domingo. Foto: BBC NEWS BRASIL/Reprodução/Youtube

O ministério da Saúde infomou nesta terça-feira, 11, que os exames dos 34 brasileiros repatriados e parentes chineses tiveram resultado negativo para o novo tipo de coronavírus. Eles foram trazidos de Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus na China, no último fim de semana.

Além deles, o Ministério da Saúde também coletou amostras respiratórias de 24 tripulantes e médicos que participaram da operação montada para trazer o grupo de volta ao Brasil. Todos tiveram resultado negativo. as amostras foram coletadas do domingo, 9, logo após a chegada a área de quarentena em Anápolis (GO), e enviadas para exames de RT-PCR no laboratório central de Goiás.

Novas medidas devem ser divulgadas pelo Ministério da Defesa, que coordena a quarentena em Anápolis (GO).

Na segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o governo avaliava a possibilidade de enviar tripulantes e parte da equipe médica para quarentena domiciliar.

A medida ocorre devido à análise de que a equipe ficou poucas horas em área de risco e fez uso de equipamentos de proteção durante a viagem, como óculos, luvas, máscaras e roupas impermeáveis, o que dificultaria o contato com o vírus. Com isso, o grupo poderia ser liberado.

Além dos exames negativos, balanço divulgado pela pasta nesta terça mostra que, até o momento, o Brasil não teve nenhum caso confirmado do novo coronavírus.

Ao mesmo tempo, a pasta ainda investiga oito casos de suspeita de infecção pelo vírus. Desses, três são de pacientes atendidos em São Paulo e dois no Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná avaliam um caso cada. Os números têm sido atualizados diariamente. (Com informações da Folhapress)

Reportar Erro